Atividades CISAM Meio Oeste devem ser operacionalizadas a partir de fevereiro de 2013

Foi realizada na sexta-feira, dia 04, no auditório da Câmara de Vereadores de Capinzal, a primeira assembléia geral ordinária de 2012 do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental(CISAM Meio Oeste). O encontro contou com a participação de representantes de 11 dos 14 municípios consorciados e da Superintendência Regional da FUNASA em Santa Catarina.

O Prefeito Leonir Boaretto, presidente do CISAM, e o Superintendente da FUNASA, Adenor Piovesan destacaram inicialmente os esforços que estão sendo envidados para viabilizar o funcionamento do Consórcio e a construção da sede própria em Capinzal.

Em seguida, os engenheiros Milton Tadashi Shiratori (FUNASA) e Sérgio Luiz Riquetti (Responsável pela fiscalização da obra) orientaram os presentes sobre a situação do convênio firmado entre as autarquias e a situação atual da sede própria do CISAM.

De acordo com os dados apresentados, 48% do projeto já foi executado com investimento consolidado na ordem de R$ 891 mil para a edificação da sede administrativa e do laboratório regional da qualidade da água. De acordo com o cronograma prévio seriam necessários mais 08 meses para a conclusão da obra.

Posteriormente, o advogado Marcelo Henrique Barison, assessor jurídico da Administração Municipal de Capinzal, repassou as informações pertinentes a paralisação das obras do CISAM. De acordo ele, todas as medidas legais estão sendo tomadas pelo Consórcio para esclarecer as dúvidas apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e retomar a construção. A paralisação foi determinada por meio de demanda cautelar em março deste ano.

Durante a Assembléia, a bioquímica Angela Rosso, responsável pelo Programa da Qualidade da Água da FUNASA, transmitiu orientações sobre uma unidade móvel e os kits de equipamentos laboratoriais que em breve serão disponibilizados pela autarquia ao Consórcio.

O coordenador técnico do CISAM, Sidnei Penso expôs aos presentes a atual situação financeira do Consórcio e apresentou o plano de ações e o planejamento financeiro para este e para o próximo exercício. A assembléia deliberou pela realização de concurso público até o final do ano e para o inicio das atividades a partir de fevereiro de 2013, independente da conclusão ou não da sede própria.

O encontro terminou com a eleição e posse do novo conselho fiscal do CISAM Meio Oeste que ficou assim constituído: Titulares – Euclides Celito Riquetti (Ouro), Simão Pedro Sartor (Monte Carlo), Ademir Pedro Perin (Fraiburgo) e Sergio Luiz Schmitz (Alto Bela Vista) e Suplentes: Joel Fagundes(Campos Novos), Aluir Flemming (Joaçaba) e Édio Xavier(Zortéa).

Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste de Santa Catarina foi constituído há quatro anos e contempla 14 municípios: Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Frei Rogério, Herval D'Oeste, Joaçaba, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Vargem e Zortéa.

A sede própria do CISAM está sendo edificada no Bairro São Cristóvão, em Capinzal. O empreendimento terá 1.354 metros quadrados incluindo o setor administrativo e o laboratório para análise da água. Estima-se que o investimento global, incluindo a obra, os equipamentos e a mobília, atinja a soma de R$ 2.200.000,00.