Projeto “Qualidade de vida: Uma ação interdisciplinar” beneficia escolas do interior

De acordo com diversos estudos, o cargo de professor e as áreas ligadas à educação apresentam maior risco de sofrimento e de transtornos psíquicos.

O principal sofrimento emocional que acomete os educadores é o estresse, que quando não é tratado pode gerar diversas doenças psicossomáticas, sendo que por vezes é necessário até mesmo o afastamento do ambiente de trabalho.

Com base nesta constatação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Equipe Interdisciplinar Escolar, iniciou nas escolas municipais Ivo Silveira (Distrito de Alto alegre) e Ernesto Hachmann (Barro Preto) o projeto: “Qualidade de vida: uma ação interdisciplinar”.

Este projeto tem como objetivo principal reduzir a tensão gerada pelas condições estressantes às quais os profissionais são submetidos no desempenho profissional, e que podem vir a ocasionar adoecimento físico e mental.

As psicólogas Karise Woiciechoski e Léia Maule de Oliveira realizaram orientação sobre o estresse e as formas de controlá-lo, e utilizaram técnica de relaxamento, que consiste em uma das ferramentas mais eficazes de redução da patologia.

No decorrer do ano letivo o projeto será estendido às demais escolas da rede.