Apresentado a comunidade o projeto do Sistema de Tratamento do Esgoto para a área central

A Administração Municipal de Capinzal e o SIMAE promoveram na noite desta terça-feira, dia 20, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a apresentação oficial do projeto de ampliação do sistema de captação de água e do projeto de implantação do sistema de tratamento do esgoto sanitário. Simultaneamente ocorreu o lançamento do Projeto de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) voltado a todas as famílias que residem na área urbana de Capinzal.Após o pronunciamento das autoridades, o técnico do SIMAE, Dionísio Rosset fez uma ampla explanação sobre os dois projetos centrais. Segundo ele, ampliação do sistema de captação de água está bastante adiantado. O investimento de mais de R$ 930 mil reais da FUNASA e do Município garantirá água de qualidade às famílias capinzalenses pelos próximos 30 anos.Em relação ao sistema de tratamento do esgoto sanitário, o projeto original passou por alguns ajustes e segue novamente para licitação. A primeira etapa beneficiará as famílias da área central e estima investimento de R$ 2.395.000,00. Os recursos, em sua maioria, são do Governo Federal, com a contrapartida do Município. De acordo com o projeto, todo o esgoto coletado no centro seguirá para tratamento em uma estação compacta nas proximidades do antigo FPS. A estação também já foi adquirida e está sendo produzida por uma empresa capinzalense.Após a apresentação técnica dos projetos, a assistente social Priscila Prévide da Rosa fez o lançamento oficial do PESMS. Ela socializou todas as ações educacionais que serão envidadas nos próximos 18 meses com a população da área urbana. Na oportunidade lançou o concurso de redação e de desenhos que será realizado entre os estudantes da área urbana com o tema “Minha Cidade antes e depois do Sistema de Tratamento de Esgoto”. O regulamento está disponível em todos os estabelecimentos de ensino. O concurso será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes.Uma peça teatral encenada pelo Clube de Mães de Capitel Santo Antonio encerrou em grande estilo o encontro.