Secretaria da Saúde desenvolveu atividades educacionais com crianças do interior

A Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal promoveu atividades educativas com crianças e adolescentes do Distrito de Alto Alegre e das comunidades Lindenberg e Vidal Ramos nesta semana. O trabalho integra as ações do Programa de Educação em Saúde Pública e Mobilização Social(PESMS).As atividades foram realizadas no centro comunitário de Lindenberg na segunda-feira, dia 27, no período da manhã, e na terça-feira, dia 28, no período da tarde. Participaram estudantes com idade entre 04 e 16 anos provenientes de famílias beneficiadas pelo Programa de Melhoria Sanitária Domiciliar(PMSD) em andamento nas três localidades.Num primeiro momento, o grupo participou de uma palestra com a enfermeira Luciana Rapozo, da Unidade Sanitária Central, onde foram abordados temas relacionados a promoção da saúde e ao saneamento básico. Em seguida, crianças e adolescentes, divididos por faixa etária, participaram de atividades lúdicas e recreativas envolvendo desenho, colagem e produção de textos. A municipalidade disponibilizou o transporte aos estudantes. A programação foi coordenada pela assistente social Priscila Previde da Rosa.A próxima etapa do PESMS acontecerá ainda neste mês de março. A Secretaria da Saúde oferecerá um curso para a produção de sabão e outros produtos de limpeza utilizando processos ecologicamente corretos. O treinamento será dirigido exclusivamente para as mulheres atendidas pelo PMSD.

PESMS

O Programa de Educação em Saúde Pública e Mobilização Social(PESMS) está sendo realizado simultaneamente com o Programa de Melhoria Sanitária Domiciliar(PMSD). O PMSD prevê a construção ou complementação do sistema de tratamento de esgoto sanitário domiciliar de 160 residências. O investimento total é superior a R$ 480 mil com recursos da FUNASA e a contrapartida da municipalidade. As obras estão sendo realizadas desde o início de novembro pela Construtora Cidade Alta.