IV Noite do Filó de Capinzal superou todas as expectativas

A quarta edição da Noite do Filó de Capinzal, realizada no sábado, dia 07, no Parque da Expovale, atraiu muitos convidados. O evento, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), entrou definitivamente para o calendário das grandes festas temáticas da região.

O Filó, tradição herdada dos italianos que colonizaram a região, passou por adaptações e hoje – em Capinzal – é sinônimo de confraternização entre pessoas de todas as etnias. Comidas, bebidas e danças típicas completam a programação.

O evento iniciou pontualmente às 19h30min com a degustação de pratos típicos como: fortaia, sopa de agnolini, caldo de feijão, cuca, bolo, esfregolá, bolacha, salame, queijo, café, pão caseiro e vinho colonial. Em seguida ocorreram as apresentações culturais do Coral Infantojuvenil do CECON/AABB Comunidade, coordenado pela maestrina Carmen Baseggio e pelo professor Carlos Alberto da Silva, e do Grupo de Dança Italiana de Zortéa, ensaiado pela professora e coreógrafa Tatiane Viganó.

O ponto alto ficou por conta da degustação da polenta gigante. Preparada em um panelão, o prato típico foi confeccionado com a utilização de 40 kg de farinha de fubá e 120 litros de água. O preparo levou em média mais de 03 horas. Galinha em molho complementou o jantar. A satisfação entre os participantes foi plena.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) agradece a todos os convidados e aos colaboradores da Noite do Filó. Agradecimento especial a Secretaria da Educação de Zortéa pela disponibilidade do Grupo de Danças.

O superávit obtido com o evento será investido na manutenção das atividades da Escola Especial Wanda Meyer. O estabelecimento atende atualmente a 117 estudantes – de todas as idades – portadores de necessidades especiais.