Encontro da Agricultura Familiar de Capinzal culmina com propostas importantes para o setor

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a EPAGRI e a Associação Mulheres Agricultoras (AMMAC), promoveu no sábado, dia 11, no Centro Social São Francisco de Assis, o Encontro da Agricultura Familiar de Capinzal.

O período da manhã o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou a prestação de contas do exercício 2010 e um resgate histórico do sindicalismo rural no Brasil através de uma palestra proferida pelo advogado Vilson Pedrosa da cidade de Lages(SC).

Antigos sócios e representantes de associações, cooperativas e da Secretaria da Agricultura fizeram um apanhado da atuação do Sindicato em Capinzal, bem como, a importância que o mesmo teve para a agricultura familiar no Município. Os sócios fundadores e os membros da 1ª diretoria foram homenageados pela atual direção sindical presidida pela agricultora Nair Basei. Pessoas saudosas como João Silveira de Ávila, Hercília Lanhi e Sebastião Silveira de Ávila que muito contribuíram para o movimento sindical receberam também o reconhecimento e uma homenagem especial. “Sem o empenho e o espírito de luta dessas pessoas, o nosso sindicato não teria a história vitoriosa que tem”, reconheceu a Presidente Nair Basei. O Sindicato foi fundado em 1971.

O Prefeito Leonir Boaretto também recebeu da presidente uma cesta com produtos coloniais em sinal de agradecimento pelas parcerias que a Administração realiza com a entidade e também uma carta assinada pelas entidades reivindicando um terreno para a construção de um centro para abrigar as entidades rurais. Ao meio dia o Sindicato ofereceu um almoço de confraternização.

Agricultura familiar

À tarde foi a vez da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente discutir com representantes das entidades e com os agricultores as formas de produção e comercialização dos produtos que o Município adquire para a merenda escolar e também os que poderão ser comercializados através das feiras livres.

O Secretário Francisco Dirceu de Araújo, atendendo a reivindicação das entidades, formalizou uma proposta de incentivo, principalmente à organização de agroindústrias familiares: os agricultores que se organizarem em grupo poderão ser beneficiados com máquinas e equipamentos para processar os alimentos visando a comercialização. “O agricultor precisa agregar valor ao seu produto. Para isso precisa investir e nem sempre pode. Por isso, com o apoio do Prefeito Leonir Boaretto, vamos oferecer os equipamentos para motivar o surgimento de novas agroindústrias familiares e assim garantir alimento de mais qualidade na merenda escolar, expandir as feiras livres e viabilizar a permanência de mais pessoas no meio rural com renda e qualidade de vida” informou o Secretário.