Construção da Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto na reta final

Os moradores da cidade alta poderão contar já a partir dos primeiros meses de 2011 com novo centro de saúde. A construção do prédio que abrigará a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto está na reta final e o foco da Administração Municipal de Capinzal passa agora para a aquisição do mobiliário e a contratação dos profissionais que farão o atendimento à população.

A construção da edificação foi iniciada ainda no mês de junho deste ano e a empreiteira responsável – a Andrade Construções – está concluindo os últimos detalhes no piso e na parte elétrica antes de entregá-la a municipalidade.

O espaço – com 253 metros quadrados – é todo em alvenaria e terá: recepção, local de espera, farmácia, salas para curativos/assepsia, imunização, enfermagem, espaço exclusivo para as agentes comunitárias de saúde e quatro consultórios – um odontológico e três médicos – além de ambientes complementares como sala de expurgo e central de material esterilizado. Os sanitários são adaptados para portadores de necessidades especiais.

O investimento total é superior a R$ 213 mil. Os recursos foram captados pelo Prefeito Leonir Boaretto junto ao Governo do Estado e terão a contrapartida do Município.

Nos próximos dias, a Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social deverá autorizar a publicação do edital para a aquisição dos móveis, equipamentos e utensílios para a nova unidade de saúde. Em relação aos profissionais que atuarão no local, alguns serão contratados através do Processo Seletivo que está em andamento e outros serão remaneajados da Unidade de Saúde da Família do Bairro São Cristóvão.

A Unidade de Saúde da Família do Loteamento Parizotto foi uma das prioridades elencadas pela comunidade para o Programa Orçamento Participativo(OP). Atualmente, a população daquele Loteamento é atendida pelo Estratégia Saúde da Família (ESF) que funciona na Unidade Sanitária do Bairro São Cristóvão.