Semana da Cultura pela Paz foi marcada por muitas atrações

Capinzal celebrou, no período de 26 a 29 de outubro, a Semana da Cultura Pela Paz. Diversas atividades foram desenvolvidas para evidenciar a discussão do tema.

A programação iniciou na terça-feira, dia 26, com a realização de debates temáticos nas emissoras de rádios do Município. Lideranças ligadas ao meio empresarial, social, educacional e religioso aprofundaram a discussão do tema “Paz” e deixaram sugestões de como a sociedade deveria agir para perpetuar o processo de pacificação.

Na quarta-feira, dia 27, na Praça Pedro Lélis da Rocha, foi realizada uma celebração ecumênica com a participação de representantes de várias denominações religiosas.

O ponto alto da programação ocorreu na quinta-feira, dia 28, com a reedição do Abraço da Paz. Por mais de uma hora, centenas de pessoas deixaram as suas atividades e se dedicaram a meditação do tema proposto. Em Capinzal, a concentração ocorreu ao lado da Ponte Pênsil a partir das 07h45min. Em um breve pronunciamento, o prefeito Leonir Boaretto destacou a importância da Paz e sugeriu que cada um dos participantes se transformasse em um agente de pacificação. “A paz só será plena a partir do instante que cada um fizer a sua parte” reiterou Boaretto.

Após as formalidades, os participantes foram se dando as mãos e formando uma grande fila. O encontro entre os participantes de Ouro e Capinzal aconteceu sobre a Ponte Irineu Bornhausen formando o grande elo pela Paz.

O encerramento da programação aconteceu na sexta-feira, dia 29, com a veiculação de mensagens pelos veículos de comunicação da cidade e com uma caminhada pela área central que mobilizou estudantes de diversas cidades da região.

As atividades da Semana da Cultura pela Paz foram organizadas pela Administração Municipal de Capinzal, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, pelo Lions Clube e por inúmeras outras entidades representativas de Capinzal.