Capinzal lança campanha para reduzir a poluição visual

A Administração Municipal de Capinzal está lançando campanha educativa com o objetivo de reduzir a poluição visual. A Secretaria da Administração, Finanças e Planejamento está inicialmente orientando e, em seguida, vai multar os proprietários de salões e promotores de eventos em geral que continuarem fixando cartazes em espaços públicos, especialmente em abrigos de passageiros do transporte coletivo.

A medida, amparada no Código de Posturas Municipais, proíbe a colocação de anúncios ou cartazes em locais públicos que, além de prejudicar os aspectos paisagísticos da cidade e seus panoramas naturais, contribuem para a poluição visual. O prefeito Leonir Boaretto esclarece que o objetivo é manter os aspectos de conservação e limpeza da cidade. Boaretto cita o exemplo do abrigo de passageiros recém construído na Praça Municipal Aquilles D’Agnoluzzo, na rua Presidente Nereu Ramos que, tão logo instalado, já foi alvo de cartazes e anúncios de eventos.

A poluição visual e os danos gerados ao patrimônio público por estes cartazes impressionam. Recentemente a Secretaria de Infraestrutura foi obrigada a substituir um ponto de ônibus construído em estrutura metálica, no Bairro São Cristóvão, por conta da sujeira deixada nas paredes pela cola dos cartazes.

O Secretário da Administração, Finanças e Planejamento, Edson Cassiano, informa que a multa aos infratores varia de R$ 300,00 a R$ 600,00. Cassiano afirma que a fiscalização será rigorosa para evitar que o patrimônio público, especialmente, os abrigos de passageiros, sofra deterioração e uso indevido.

A Administração Municipal conta com o auxílio da população na divulgação e conscientização desta prática.

Poluição sonora

A Secretaria da Administração, Finanças e Planejamento também intensificou a fiscalização para coibir a poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais, em especial, lojas de eletrodomésticos, instaladas na área central. O problema se agrava, geralmente, aos sábados em que ocorrem promoções alusivas a datas comemorativas. Alguns estabelecimentos foram autuados recentemente por infração às normas relativas à emissão de ruídos.