Casa cheia na III Noite do Filó

Mesa farta, belas apresentações culturais e muita animação! Esses foram os principais ingredientes da III Noite do Filó, realizada no sábado, dia 29, no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em Engenho Novo, pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE).

A organização estima que pelo menos 350 pessoas participaram do evento e ajudaram a resgatar a tradição das famílias italianas que colonizaram a região.

A noitada foi animada pelos músicos Carlinhos, Jhoni e Carmem e pelo Coral Infanto-Juvenil do CECON/AABB Comunidade. O Coral Italiano Cento Lira, da cidade de Caçador, fez uma apresentação especial e pôs todo mundo para cantar as canções trazidas pelos colonizadores.

Os convidados foram brindados com diversos pratos típicos como: galinha em molho, fortaia, sopa de agnoline, caldo de feijão, pão caseiro, cuca, bolacha, bolo, esfregolá, queijo, salame, sagu e creme. O momento especial da festa ficou por conta da retirada da polenta gigante. Para prepará-la foram utilizados 120 litros de água e 35 quilos de fubá.

A APAE e a Escola Especial Vanda Mayer agradecem a todos os voluntários e colaboradores e, principalmente, ao público que mais uma vez prestigiou o Filó.

No dia 17 de julho, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, será realizada a XXVI Noite Italiana de Capinzal.