Secretário capinzalense será um dos representantes de SC na Conferência Nacional das Cidades

O Secretário de Administração e Finanças de Capinzal, Edson Cassiano, será um dos 58 delegados que defenderão as propostas de Santa Catarina na IV Conferência Nacional das Cidades, entre os dias 19 a 23 de junho, em Brasília. A escolha ocorreu durante a Conferência Estadual, no fim de semana.

O encontro estadual, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento das Cidades, da Secretaria de Estado do Planejamento, aconteceu na sexta e no sábado, dias 07 e 08 respectivamente, na Arena Multiuso de São José. Cerca de 900 delegados, representando todas as regiões catarinenses, debateram sobre o lema: "Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social" e sobre o tema: "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, dia 07, com a participação do Secretário Vinícius Lummertz, de representantes do Ministério das Cidades e de outras autoridades.

No sábado, dia 08, os participantes – divididos em grupos de trabalho – trataram de quatro eixos temáticos: a implementação de Conselhos das Cidades, a aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores, mobilidade e acessibilidade urbana.

O evento também analisou os resultados das conferências anteriores, identificando os avanços e os desafios e os problemas e dificuldades na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, segundo as propostas feitas nas etapas regionais e municipais, que foram concluídas em dezembro de 2009.

Dentre os 58 delegados das áreas governamental e não governamental eleitos para representar Santa Catarina na Conferência Nacional, 13 são do poder público municipal, sendo 8 do Poder Executivo e 5 do Legislativo.

O Secretário Edson Cassiano, que representou a Administração Municipal no Encontro, será um dos únicos representantes do meio oeste na Conferencia Nacional.