Boaretto garante 1,5 milhões em emendas parlamentares para Capinzal

O prefeito Leonir Boaretto retornou na quinta-feira, dia 10, de Brasília(DF). Acompanhado pelos vereadores Ailton Vargas e Moisés “Bruxo” Lopes, participou de manifestação organizada pela Confederação Nacional dos Municípios(CNM) e visitou diversos gabinetes em busca de recursos para serem investidos no Município a partir de 2010.

O primeiro compromisso de Boaretto foi no Congresso Nacional. Ele prestigiou a mobilização encabeçada pela CNM em prol da Saúde. Os mais de mil prefeitos presentes ao ato pressionaram para que a Emenda Constitucional 029 seja regulamentada. Ela obriga o Governo Federal a investir pelo menos 10% do seu orçamento em saúde pública. “Os municípios são obrigados a investir 15% de tudo o que arrecadam no setor, os estados 12%. O que reivindicamos é que o Governo Federal também tenha essa obrigatoriedade já que 60% da arrecadação fica em Brasília” argumentou o prefeito.

Boaretto também visitou os gabinetes dos deputados federais Valdir Colatto, Celso Maldaner e Cláudio Vignatti e dos senadores Neuto De Conto e Idelí Salvati com a finalidade de assegurar recursos de emendas parlamentares para 2010. “Temos a garantia que pelo menos R$ 1,5 milhões serão canalizados para Capinzal no próximo ano. Os recursos serão investidos em todos os setores da Administração” confirmou o prefeito.

O administrador está confiante na liberação dos recursos relativos as emendas parlamentares protocoladas em 2008 e 2009. São ao todo 14 emendas que beneficiam o Município. A Administração também pleiteia a liberação de recursos na ordem de R$ 07 milhões para a área de saneamento básico. O montante será investido na construção da sede do CISAM Meio Oeste e nos programas de tratamento do esgoto sanitário e de construção de banheiros domiciliares para famílias carentes.