Idosos de Capinzal viveram experiências marcantes na Capital
A Diretoria de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saúde de Capinzal tem oportunizado atividades inéditas aos mais idosos que participam dos 15 grupos do Município.
Na semana passada, 38 pessoas participaram de uma excursão a Florianópolis. Na quinta-feira, dia 22, os idosos conheceram as belezas naturais da capital catarinense e a Assembléia Legislativa. Mais da metade dos participantes só conhecia o mar por fotos ou pela televisão.
No dia seguinte, o grupo prestigiou a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e teve acesso ao Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia(PIGG) desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade(NETI).
Da palestra, proferida pelo geriatra e professor da Universidade de Brasília(UNB), Renato Maia Guimarães, no encerramento do evento, o terceira idade local tirou como lição principal que a carga genética influencia na longevidade. De acordo com o profissional, ela é responsável por 25% da determinação da longevidade. Outros 30% são relacionados às questões históricas, culturais e econômicas. Mas grande parte está ligada ao dia-a-dia, estilo de vida que a pessoa leva. “As pessoas serão na velhice o que forem durante a vida” resumiu o palestrante.
A viagem foi organizada pela assistente social Denise Richetti, coordenadora das atividades com os grupos da terceira idade do Município.