Município investe na capacitação dos produtores de leite
Teve continuidade na tarde desta terça-feira, dia 28, no plenário da Câmara de Vereadores, o Projeto Crescer. Trata-se de um convênio de cooperação técnica celebrado entre a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal e o SEBRAE para capacitar os associados da Cooperativa da Agricultura Familiar(COAFAM).
O objetivo principal é profissionalizar o processo de produção e comercialização do leite no Município focando a gestão da propriedade, os métodos e custos da produção primária, o fortalecimento do cooperativismo, a agregação de valor e a definição das estratégias de mercado.
No encontro desta semana, consultores do SEBRAE apresentaram um diagnóstico realizado em 80 propriedades do interior. O estudo identificou as potencialidades, as deficiências e dificuldades que a atividade leiteira apresenta no Município.
A reunião serviu também para os pequenos agricultores definirem a adesão ao projeto. Um formulário foi distribuído aos participantes e os interessados deverão preenchê-lo e devolveu a Cooperativa com a maior brevidade possível. A partir de agora, o trabalho será desenvolvido apenas nas propriedades que aderiram formalmente ao Projeto.
Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo, o Município está investindo forte para promover as mudanças necessárias nos métodos de produção e de gestão das propriedades, adequando-as às novas exigências do mercado. “Queremos ampliar a produção otimizando os lucros e minimizando os custos” afirmou o Secretário.
O diagnóstico realizado nas propriedades aponta para a necessidade de uma melhor gestão do processo produtivo do leite, desde o cultivo das pastagens, passando pelo manejo dos animais e a forma de comercialização do produto final. “É nesse sentido que a Administração Municipal buscará suporte técnico junto ao SEBRAE para qualificar os agricultores” afirmou Chico Araújo.