Programa Ação Rural já é realidade em Capinzal

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal já está operando de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 2.860, que instituiu o Programa Ação Rural. A legislação que regulamenta o funcionamento das patrulhas agrícola e rodoviária, no tocante a prestação de serviços com preços subsidiados nas propriedades rurais, foi aprovada recentemente pelo Legislativo e sancionada pelo Prefeito Leonir Boaretto na última sexta-feira, dia 3, por ocasião da abertura da X Festa do Agricultor.

De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio ambiente, Francisco Dirceu de Araújo, todos os agricultores beneficiados pelo Programa precisarão estar cadastrados junto ao Escritório Municipal de Agricultura. Eles deles preencher um formulário específico com mais informações sobre a propriedade, dados familiares, produção, meio ambiente, água, moradia, estrutura, áreas produtivas, animais, flora, comercialização, consumo, equipamentos, mão de obra, destinação do lixo, hortas, entre outras. Esses dados constituirão o banco de dados da Agricultura do município.

Para facilitar o cadastro, a Secretaria iniciou na noite de segunda-feira, dia 06, um roteiro de reuniões nas comunidades do interior para explicar o novo programa e cadastrar os produtores.

“Temos poucos dados sobre a nossa realidade agrícola. Esse cadastro será muito útil para definirmos a formulação de novas políticas, com base na situação real da nossa agricultura, inclusive para elaboração de projetos como Saneamento Ambiental e Agenda 21 Local”, afirmou Chico.

O ciclo de reuniões prossegue na próxima semana no interior.