Capinzal Inaugura Telecentro da Vila Sete de Julho

A Vila Sete de Julho conta desde a noite de segunda-feira, dia 15, com um moderno Telecentro. O empreendimento, instalado junto a Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, beneficiará diretamente alunos e professores do educandário e a comunidade em geral.

 

A inauguração oficial contou a participação de representantes da Administração Municipal de Capinzal, do Poder Legislativo, de lideranças do Orçamento Participativo do Bairro, APP, pais, alunos e professores. O termo de cooperação técnica para a implantação do Telecentro  foi firmado ainda na gestão Nilvo Dorini/Leonir Boaretto, entre a Administração Municipal de Capinzal e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Pelo convênio, o Governo Federal ficou responsável pelo repasse dos equipamentos de informática e pela capacitação dos professores, enquanto que à municipalidade coube a designação de dois professores do quadro efetivo para serem capacitados, espaço físico e aquisição de todo o material de expediente e manutenção necessária.

 

O laboratório instalado junto a Escola Bernardo Moro Sobrinho é composto por 13 computadores, projetor multimídia, scanner e impressora e pode ser utilizado tanto por alunos e professores da Escola quanto pelos moradores da Vila Sete de Julho. As aulas serão ministradas pelas professoras Maristela Nora e Cristiane Dambrós, nos períodos matutino, vespertino e noturno. O trabalho tem a supervisão da Diretora Adriana da Costa Perin.

 

As aulas serão oferecidas a todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em período regular , servindo como ferramenta de apoio ao professor e, em período extra-classe como curso básico em informática (Sistema Linux).

 

Em seu pronunciamento, o Secretário Marcio Silva destacou a importância do empreendimento, da parceria entre os governos Municipal e Federal e convidou os moradores da Vila Sete de Julho e comunidades vizinhas a utilizar o Telecentro. “Os interessados devem procurar a direção da Escola durante o horário de expediente para obter mais informações sobre o funcionamento e já providenciar a sua matrícula” comentou.

 

É importante também salientar, que o recurso federal destinado para implantação do telecentro é oriundo de Emenda Parlamentar Individual do Deputado Federal Valdir Colatto(PMDB/SC).

Inclusão digital

 

Os Telecentros integram o Programa de Inclusão Digital do Governo Federal. O objetivo central é a inserção de tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas brasileiras, visando promover a inclusão digital da comunidade escolar, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação, além de democratizar o acesso às modernas tecnologias, criando uma importante ligação com o mercado de trabalho.

 

Capinzal passou a contar com três Telecentros. O primeiro, inaugurado em 2008, funciona junto a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, no Loteamento Parisotto, outro na Escola Ernesto Hachmann, na localidade de Barro Preto, instituído em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Projeto Beija – Flor) e, como já mencionado, o recém inaugurado junto a Escola Bernardo Mouro Sobrinho na Vila Sete de Julho.

 

O secretário Márcio Silva confirmou ter solicitado do Governo Federal a liberação de  recursos para  mais um Telecentro que se pretende  implantar junto a Biblioteca Municipal Vereador Rolindo Casagrande, no centro da cidade.