Capinzal assina convênio com o Sebrae para capacitar associados da COAFAM

O Município de Capinzal será parceiro do SEBRAE na implantação do projeto “Agroindustrialização Sustentável no Território da Cidadania do Meio Oeste”. O lançamento oficial da primeira etapa do Programa denominado “Crescer” aconteceu na noite de segunda-feira, dia 08, em Herval D’Oeste, com a presença de lideranças municipais de toda a região.

O referido projeto tem por finalidade desenvolver ações que estimulem à melhoria da qualidade de vida, da renda e a permanência do agricultor no meio rural. Para assegurar o desenvolvimento do projeto, a Administração Municipal de Capinzal e o Sebrae formalizaram a assinatura de um convênio de cooperação técnica. O Município repassará recursos na ordem de R$ 26 mil reais durante um ano e o Sebrae desenvolverá as ações necessárias para a continuidade dos trabalhos.

O convênio assinado pelo prefeito Leonir Boaretto beneficiará diretamente a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Capinzal, Zortéa e Campos Novos(COAFAM). A entidade congrega em média 90 pequenos produtores de leite dos três municípios e tem uma produção média mensal de 190 mil litros.

O projeto global abrange os 29 municípios que integram o Território da Cidadania formado pelas regiões Ammoc (Joaçaba) e Amai (Xanxerê) e prevê investimentos de R$ 1,8 milhão em dois anos, 50% do Sebrae e outra metade dos investidores locais e estaduais.

A fase inicial será desenvolvida em 10 municípios da Ammoc. Os recursos disponibilizados pelo Sebrae serão investidos na capacitação e em consultoria tecnológica, mercado e gestão.

Mais recursos

Paralelamente, a Cooperativa também está viabilizando junto ao Território da Cidadania a liberação de recursos na ordem de R$ 187 mil para a aquisição de um caminhão equipado com tanque isotérmico para o transporte do leite in natura. O veículo será adquirido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) com a contrapartida do Município.