Secretaria da Agricultura capta recursos para investir em equipamentos

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal deve protocolar nos próximos dias, em Brasília, projetos visando a captação de recursos para a aquisição de equipamentos para a patrulha agrícola do Município. O assunto foi amplamente discutido na semana passada entre o secretário Francisco Dirceu de Araújo, o extensionista da Epagri, Vilmar Reck e o geólogo Jorge Augusto da Silva, Diretor do INDESSC e da Federação dos Prefeitos Empreendedores.

O Município tentará junto ao Governo Federal a liberação de verba para a compra de máquinas e os equipamentos agrícolas como tratores de pneus, grades niveladoras e aradoras, ensiladeiras e plantadeiras. Eles seriam utilizados para a implementação do Programa Ação Rural e ao mesmo tempo substituíram equipamentos mais antigos que ainda estão em atividade.

Com a implantação do Programa Ação Rural que aumenta o número de horas subsidiadas, a demanda de trabalho da patrulha vai aumentar muito. “Para isso precisamos de mais equipamentos e em boas condições para que o serviço renda com um custo operacional mais barato. Equipamentos velhos trazem prejuízos pelo alto custo da manutenção” comentou Chico Araújo.

De acordo com o Secretário, a reunião serviu também para discutir outros projetos de interesse do Município como saneamento básico e saneamento ambiental, bem como, o projeto que já tramita em Brasília sobre a construção de um Centro Cirúrgico no Hospital Nossa Senhora das Dores. “Nós já ajudamos Capinzal em vários projetos na área urbana e agora focamos a agricultura. São pleitos importantes que vamos protocolar no SISCONV (portal de convênios do governo federal) para credenciar o município e obter esses recursos”, completou o geólogo Jorge Augusto da Silva.