Vigilância conclui curso para manipuladores de alimentos

Setenta e cinco profissionais que atuam em restaurantes, padarias, lanchonetes e similares de Capinzal concluíram na sexta-feira, dia 15, o curso de manipulação de alimentos oferecido gratuitamente pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde.

A capacitação iniciou no dia 04. Foram ao todo cinco encontros – ou 20 horas/aulas – coordenados pelas nutricionistas Noemi Pontim e Francieli Cristina Barbosa.

Os formandos receberam as orientações básicas sobre o Regulamento Técnico para Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, instituído pela ANVISA, em março de 2005, através da Resolução 216. Os procedimentos necessários para a manipulação, preparação, acondicionamento, armazenamento, transporte, exposição e venda de alimentos e bebidas foram os tópicos que receberam o maior ênfase.

Para a agente Gabriela Minks, coordenadora da Vigilância Sanitária municipal, o curso foi muito proveitoso para todos os profissionais. “O conteúdo foi levado até eles de uma maneira bastante clara e acessível e isso facilitou a interação” comentou.

 O Departamento de Vigilância Sanitária já pensa em reeditar o curso no primeiro semestre de 2010. “O treinamento trará benefícios imediatos aos participantes, a Vigilância e principalmente para o consumidor final” sintetizou Gabriela.