Conferência Municipal de Cultura de Capinzal foi realizada nesta segunda-feira (21)

A Secretaria de Educação por meio da Diretoria de Cultura realizou na noite desta segunda-feira (21) a Conferência Municipal de Cultura de Capinzal.

O evento tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na realidade local as bases para o avanço das políticas públicas para a área cultural e encaminhar propostas e delegados para a Conferência Estadual de Cultura e para a Conferência Nacional de Cultura.

Este ano, o tema foi “Democracia e Direito à Cultura” e teve a mediação da Professora Roselaine Vinhas.

Na ocasião foram trabalhados 6 eixos:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Em cada eixo discutido foram elaboradas preposições que serão encaminhadas à Confederação Estadual de Cultura que acontecerá no mês de outubro em Florianópolis-SC e apresentadas pelos três Delegados escolhidos na Conferência, que representarão o município de Capinzal.