Capinzal comemora a Independência do Brasil com grande ato cívico

Os 201 anos de Independência do Brasil foram comemorados em grande estilo em Capinzal. A programação da Semana da Pátria,organizada pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Diretoria de Cultura, foi encerrada com um grande ato cívico neste dia 07 de setembro. O evento foi realizado no Ginásio Dileto Bertaiolli e foi prestigiado por um grande público, composto de autoridades, Colaboradores da Educação, Entidades, Associações e da comunidade em Geral.

A mesa de autoridades foi composta pelo o Prefeito municipal Nilvo Dorini, Vice-prefeita Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio, Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Jairo Hoffman, Vereadores Dalva Dalcortivo, Gilmar da Silveira, Almir Gotardo, Enio Paggi, Tiago Oliveira Luz, Alexandro Thomaz de Vargas, Rafael Tonial, Vice-prefeito do Município de Ouro Renê Modena, Presidente do Conselho Municipal de Cultura Sr Ivan Zampieri, Secretária da Educação, Cultura e Esportes Veranice Lovatel Secretária de Planejamento Denise Costenaro Riquetti,  Diretora de Cultura Sra Tatiane Riffel da Costa, Superintendente da FME Juliano Kloss, Diretores das escolas municipais e representantes das entidades, Associações, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Este ano o tema do 7 de setembro envolveu uma palavra mágica: RESPEITO. Nunca foi tão necessário falar sobre esse assunto. Afinal, em todos os segmentos da nossa vida, o respeito deveria ser a base. Tudo deveria começar pelo respeito.

Durante toda a semana, a Secretaria da Educação promoveu um trabalho direcionado a essa temática juntamente com as Associações educacionais AMA e APAE e com escolas das redes municipal e estadual de ensino.

O resultado foi explanado em podcasts nas rádios locais ao longo desta semana e, neste dia com uma grande apresentação, pautada no trabalho dos professores e alunos sobre os seguintes temas:

1) Respeito às pessoas com deficiência – APAE, AMA e Estadual Municipal VIVER e Conhecer;

2) Respeito às diferentes etnias – Escola de Educação de Jovens e Adultos –EJA;

3) Respeito à diversidade de gênero – Escola Estadual de Educação Básica MATER Dolorum;

4) Respeito às mulheres – Escola Municipal BERNARDO Moro Sobrinho;

5) Respeito aos animais – Escola Municipal BELISÁRIO Pena;

6) Respeito aos idosos – Escola Municipal CARLOS JAIME da Rocha;

7) Respeito à diversidade religiosa – Escola Municipal ERNESTO Hachmann;

8) Respeito à diversidade cultural – Escola Estadual de Educação Básica BELISÁRIO Pena;

9)Respeito ao meio ambiente – Escola Municipal IVO SILVEIRA;

10) Respeito às leis e à democracia – Escola Municipal Dr.Vilson Pedro KLEINUBING;

11) Respeito aos direitos humanos – Escola Estadual de Educação Básica SÃO CRISTÓVÃO;

12) Respeito às crianças e adolescentes – Escola Municipal CONSTRUINDO Sonhos;

Os 12 trabalhos unidos formaram uma linda bandeira do Brasil, um ato de união que emocionou a todo o público.

O ato também foi marcado por apresentações da Fanfarra Municipal de Capinzal, preparados e regidos pelo Maestro Acácio Antunes; do Coral Infantojuvenil da Escola Municipal de Música sob regência do Maestro Anderson Schranc; da Banda Municipal regida pelos Maestros Carlos Alberto da Silva e Yuri Penteado; Pavilhão Nacional das bandeiras e a marcialidade do Pelotão de bandeiras, orientadas pelo Coreógrafo e Mor Juliano do Prado, tendo como Balizas as bailarinas Nathalia Canani e Luiza da Silva Ricardo.

O Hino Nacional brasileiro hasteado pelo Pelotão de Bandeiras foi executado pela Banda Municipal e pelo Coral Infantojuvenil, o hino à Independência do Brasil foi interpretado pela cantora Ana Paula Baretta e orquestrado pela Banda Municipal, e por fim, o Hino a Capinzal também foi executado pela Banda Municipal e pelo Coral Infantojuvenil.

Após os hinos, houve um grande show da Banda e da Fanfarra Municipal, apresentação da Invernada Artística – Semeando Tradições da Escola Municipal Ivo Silveira, sob condução do professor Pascoal Fioravante, e na sequência, uma apresentação do grupo Tradicionalista Lembranças.

A Administração Municipal por meio da Secretaria da Educação, e Diretoria de Cultura, agradecem a todos os munícipes presentes e em especial a todos os talentos que participaram para tornar este Dia da Independência um sucesso, representando a força, a alegria e a produtividade que impulsiona nossa nação e nossa amada Capinzal.

Fique atento às nossas redes sociais para conferir mais fotos que serão postadas.