As mudanças na Nova Capinzal
O Município de Capinzal está operando as mudanças no projeto urbanístico do Loteamento Nova Capinzal. O projeto está na Fundação do Meio Ambiente (FATMA) aguardando o novo licenciamento para que o Cartório de Registro de Imóveis possa proceder às alterações. As mudanças são necessárias em função das inconformidades, principalmente, ambientais contidas no projeto original.
Na última quinta-feira estiveram discutindo a questão no Gabinete do Prefeito Andevir Isganzella representantes da GIGOV (Gerência Regional de Governo) da Caixa Econômica Federal de Chapecó e a Empresa Andrioni Jr. Construções, responsável pela execução das 162 unidades habitacionais.
A obra conta atualmente com 75 casas em fase de conclusão. Em função das mudanças foi discutido um possível atraso na conclusão do empreendimento, já que novas unidades somente poderão ser iniciadas quando o novo projeto estiver aprovado. O mesmo ocorre com as obras de infraestrutura. O Prefeito aguarda a aprovação para poder contratar a execução das redes de água e esgoto, drenagem, implantação de meios-fios, passeios e pavimentação das ruas.
Apesar das dificuldades burocráticas e financeiras o prefeito reafirmou na reunião que o município vai empreender todos os esforços para concluir todas as obras e disponibilizar o loteamento aos beneficiários até junho de 2016. Hoje o município paga 24 alugueis sociais às famílias que tiveram que abandonar suas casas pelos riscos de desmoronamentos, além de muitas outras que moram em casas precárias e em constantes perigos.
Nos próximos dias, outra reunião discutirá as obras do entorno do Nova Capinzal: Conclusão da pavimentação da rua Alcir Masson e do Centro de Convivência e Geração de renda e da rede de esgoto no Loteamento Santa Maria e a instalação da estação de tratamento de esgoto. A execução dessa obra é imprescindível para a ligação do sistema de esgoto do Loteamento Nova Capinzal.
O Loteamento Nova Capinzal conta com recursos do Governo Federal (13,2 milhões de reais do Programa Minha Casa Minha Vida e do PAC2) mais aproximadamente 4 milhões do município.