Iniciaram as atividades da Universidade da Terceira Idade (UNITI)

A UNITI (Universidade da Terceira Idade) é uma parceria entre a Unoesc Campus de Capinzal com os municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa. O Convênio de 2015 foi assinado pelos prefeitos dos três municípios participantes, na tarde desta terça feira (18) no auditório da Unoesc de Capinzal.

A UNITI tem como objetivo oferecer às pessoas da terceira idade informação, convivência comunitária, integração e a participação ativa na sociedade a fim de que as pessoas idosas possam desenvolver suas capacidades, habilidades e cidadania, com vistas à melhoria da qualidade de vida.

O projeto que é coordenado pelas diretorias de assistência social dos municípios envolvidos, terá atividades mensais de março a novembro do corrente ano, e deverá reunir 50 idosos de cada município.

Participaram do evento o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso acompanhado pelo CRAS além de integrantes dos Grupos de Idosos de Alto Alegre, Lindemberg e Capitel Santo Antônio.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Capinzal assinou o Decreto nº 035, de 17 de março de 2015, que convoca a I Conferência Regional de Direitos da Pessoa Idosa para o dia 26 de maio de 2015. Esta Conferência será conjunta entre os municípios que integram o projeto da UNITI. Andevir ainda no uso da palavra enfatizou “Como é bom ver a alegria estampada no rosto de cada um pela conquista alcançada e o esforço durante todo o ano” destaca Andevir.

Segundo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o município de Capinzal possui uma população idosa (acima de 60 anos) de 2.111 pessoas, Ouro 1030 idosos e Zortéa 360. Baseados nesta realidade, o objetivo deste projeto de extensão é oportunizar aos idosos conhecimentos e melhorias na qualidade de vida.