Mais de R$ 15 milhões serão investidos na construção de casas populares em Capinzal

"Realizada a assinatura da primeira ordem de serviço para o início das obras do Loteamento Nova Capinzal"

O projeto do Loteamento Nova Capinzal está prestes a sair do papel depois de um longo período de intenso trabalho da Administração Municipal de Capinzal. Na manhã desta terça-feira, dia 27 de agosto, aconteceu no Gabinete do Prefeito, a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da rua Alcir Massom que da acesso ao novo loteamento, onde serão construídas 162 casas populares. A obra que também beneficiará os moradores do Loteamento João Lanhi, será executada pela empresa Enghevia Ltda de Capinzal que venceu o processo licitatório. Está é a principal etapa da obra, porque é a primeira medição que garantirá a liberação dos recursos que serão investidos na execução do projeto.

Serão R$ 419.250,41 investidos nesta primeira etapa da obra que além da pavimentação asfáltica de 4.668,70 m², contempla a construção dos passeios e a sinalização vertical e horizontal da via.

São gestores deste projeto, o Vice-prefeito Wilson Farias e o Coordenador Administrativo Francisco Dirceu de Araújo, que foram incumbidos pelo Prefeito Andevir Isganzella, de salvar o projeto elaborado pela Administração passada e que inspiraria em abril deste ano sem ter iniciado por uma questão de prazos e liberações ambientais. Os gestores contaram com uma grande equipe formada por integrantes de todas as Secretarias da Atual Administração para salvar o projeto.

Depois de muitos esforços empenhados pela equipe gestora e lideranças políticas da esfera estadual e federal, no último dia 19 de agosto, o Prefeito recebeu a boa notícia na FATMA em Florianópolis, da liberação ambiental que faltava para o início das obras. Todas as outras etapas já haviam sido vencidas e agora o Município está apto a iniciar efetivamente o trabalho de infraestrutura que beneficiará diretamente 162 famílias que residem em áreas de risco, invadidas ou áreas verdes.

No empreendimento e nas obras complementares, serão aplicados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que somam R$ 13.221.000,00, mais uma contrapartida do município prevista em R$ 2.500.000,00.

O local receberá toda a infraestrutura necessária – água, energia elétrica, drenagem pluvial, pavimentação das ruas e esgoto sanitário, construção de um centro multiuso e de uma praça, a recuperação de áreas degradadas, a pavimentação do acesso ao novo Loteamento e a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

O Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella, em sua manifestação durante o ato de assinatura, reconheceu o empenho da administração passada na elaboração do projeto e parabenizou a equipe gestora, responsável por tornar viável esta execução, por terem corrido atrás e conseguido viabilizar o projeto que estava praticamente perdido, uma vez que a atual Administração assumiu em janeiro e o prazo para o inicio das obras inspirava em abril. Considerando a burocracia na liberação da licença ambiental e todas as demais etapas que ainda teriam que ser vencidas, o projeto estava praticamente perdido.

O Vice-prefeito, Wilson Farias, agradeceu a confiança do Prefeito e o esforço de toda equipe, que conseguiu viabilizar o referido projeto. Farias também externou sua alegria de no exercício de sua função, poder ter contribuído com estas 162 famílias que serão beneficiadas.

Para o Coordenador Administrativo, Francisco Dirceu de Araujo, o Governo Federal tem garantido muitos recursos aos municípios, em especial ao nosso. Estes mais de R$ 13 milhões irão garantir moradias dignas com casas de qualidade para mais de 500 pessoas. O esforço da administração para garantir os recursos próprios para as obras de infra-estrutura do loteamento valerá apena, pois será uma obra inédita em Capinzal.

Tão logo ocorra o registro do loteamento, a Caixa Econômica Federal liberará os recursos para pagamento do terreno e só então autorizará o início da construção das casas.