Secretaria da Saúde desenvolve atividades preventivas no Dia Internacional da Voz

A Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal, preocupada com a saúde da população, irá desenvolver ao longo desta e das próximas semanas atividades educativas e preventivas voltadas aos cuidados com a voz. O trabalho, lançado na manhã desta segunda-feira, dia 16, por ocasião do dia mundial da voz, será coordenado pela fonoaudióloga, Daniela Bortoli.

A profissional atenderá gratuitamente os interessados na unidade sanitária central e nas unidades de saúde da família dos bairros repassando orientações, distribuindo material educativo e realizando avaliações. O atendimento na Unidade Central de Saúde será realizado novamente na quarta e na sexta-feira. Na terça, dia 17, o expediente será na Unidade do Bairro São Cristóvão e na quinta, no Loteamento Parizotto.

De acordo com a Fonoaudióloga, a preocupação com a voz deve ser constante, não apenas a pessoa está afônica ou apresenta um quadro de rouquidão. “A rouquidão pode estar relacionada a vários tipos de doenças” afirmou Daniela Bortoli.

Nos próximos dias, o mesmo trabalho de orientação será oferecido aos 14 grupos de idosos do Município. A atividade terá a parceria do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS).