Capinzal pela Vida – Lindenberg desenvolveu mutirão para o recolhimento de lixo
No último sábado, dia 02 de abril, a comunidade de Lindenberg realizou um Mutirão para limpeza das vias, terrenos baldios e do riacho que corta a localidade. A ação foi definida no mês passado, em reunião do Projeto Capinzal pela Vida, e desenvolvida em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, AMMAC e SOS NATUREZA.
Na atividade participaram aproximadamente 50 pessoas entre alunos da Escola Carlos Jaime da Rocha e moradores da comunidade. No período da manhã, a quantidade coletada de lixo – incluindo papel, plástico, garrafas, embalagens e peças de metais – encheu um caminhão. O lixo foi encaminhado a usina de reciclagem que atende o Município para a destinação adequada.
Para conscientizar a população, a Secretaria distribuído um panfleto com orientações sobre a destinação correta do lixo doméstico. A comunidade foi contemplada também com mais 25 lixeiras que serão fixadas em todas as ruas. Com isso, os moradores terão mais locais adequados para depositar o lixo e evitar que ele fique espalhado pelas vias.
Para o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo, as ações do último sábado ficaram dentro da expectativa: “Tivemos uma boa participação da comunidade e a presença da Escola com alunos, professores e direção foi fundamental. Além do trabalho pedagógico que o tema meio ambiente desencadeia, o educandário continuará mobilizando a comunidade em relação ao tema e as ações que ainda terão que ser desenvolvidas em prol do meio ambiente. Este é o objetivo do Projeto Capinzal Pela Vida” afirmou o Secretário.
No mesmo dia, a comunidade de Capitel Santo Antonio, também em regime de mutirão, construiu um depósito de lixo para o acondicionamento do lixo. O local permitirá que os detritos fiquem em local isolado até que sejam coletados pelo caminhão.
Na próxima semana, o Projeto Capinzal pela Vida terá ações em mais duas comunidades: Barro Branco e Linha Alto São Roque.