Secretaria desenvolve atividades especiais na “Semana da Saúde” em Capinzal
Considerando o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, o Conselho Nacional de Saúde de Capinzal propôs a realização da “Semana da Saúde”, no período de 2 a 8 de abril, com o objetivo de reafirmar a defesa do Sistema Único de Saúde em seus princípios de integralidade, universalidade e equidade, ou seja, informar a população sobre a importância e como o SUS, enquanto sistema público de saúde, é referência mundial.
Durante essa semana, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estão utilizando os veículos de comunicação para descrever as suas atividades, orientando a população quanto ao funcionamento de cada setor.
Para destacar o Dia Mundial da Saúde, no sábado, 07 de abril, a Secretaria da Saúde realizará uma atividade envolvendo vários profissionais para mostrar todos os serviços prestados à população.
SUS
Muita gente não sabe, mas o SUS vai além dos serviços prestados em postos de saúde e hospitais públicos ou privados. Vai além da consulta e dos procedimentos médicos e inclui várias ações de prevenção.
Dessa forma, utilizamos o SUS logo cedo, ao tomarmos nosso café da manhã, quando ingerimos um medicamento e ao tomarmos um banho. Isso porque o SUS, através da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), é responsável pela normatização e fiscalização dos estabelecimentos alimentícios, de saúde, de medicamentos e de cosméticos, entre outros. E a água, fundamental para a vida, também conta com o crivo e a vigilância do SUS, tanto as fontes de águas minerais quanto o sistema hidráulico que atende a população.
Utilizamos o SUS quando recebemos nas nossas casas a equipe de zoonoses e combate a endemias, que fiscalizam os vasinhos de plantas, por exemplo, evitando a proliferação de vetores que podem causar várias doenças, como a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.
Qual de nós nunca tomou uma vacina? Quando somos vacinados, estamos usando o SUS, pois todas as vacinas consideradas fundamentais para a imunização da população estão disponíveis nos postos de saúde. Além de proteger a vida e a saúde da pessoa imunizada, a vacinação protege a sociedade de uma forma geral, pois impede a propagação de epidemias, erradicando graves doenças.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também faz parte do sistema público de saúde. Além disso, o SUS é responsável por procedimentos e tratamentos de alta complexidade, como contra o câncer, por exemplo. Vale lembrar que através do SUS, milhares de transplantes de órgãos são realizados no Brasil todos os anos. E mesmo algo mais simples, como a doação de sangue, é realizada através de órgãos ligados ao SUS.
O Sistema Único de Saúde é mais abrangente do que podemos imaginar. Mas para que esse sistema seja cada vez melhor é preciso do auxílio de todos os usuários, principalmente aqueles que necessitam de atendimento nas Unidades de Saúde de Capinzal, seja na Unidade Sanitária Central, nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas instaladas nas localidades do interior.
Secretaria da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde implantou recentemente o agendamento para facilitar o acesso da população. O intuito é reduzir as filas proporcionando maior comodidade para a população, não sendo mais necessário as pessoas chegarem na madrugada para agendar suas consultas.
De acordo com levantamento da Secretaria, no ano de 2017 houve um grande índice de pacientes que faltaram nas consultas, procedimentos, atendimentos e exames previamente agendados. Dos 38.843 atendimentos agendados para Enfermeiros, Médicos de várias especialidades, Nutricionista, Odontólogos, Psicólogos e Fisioterapeuta, 12,5% dos pacientes não compareceram, ou seja, aproximadamente 4.855 pessoas, o que prejudicou e muito o atendimento. Por isso, a Secretaria da Saúde ressalta a importância dos pacientes comparecerem aos seus atendimentos ou procedimentos agendados, pois quando o paciente falta, acaba tirando a vaga de outro.
Outro aspecto importante a ser destacado, é que cada paciente deve buscar a sua unidade de referência, pois é lá que está seu cadastro e todo seu histórico de atendimentos.
A Secretaria salienta que, além dos serviços citados, disponibiliza atendimentos de Assistência Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Exames Laboratoriais, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), dispensa de Medicações Básicas e de Alto Custo, Atendimento Médico, Atendimento de Enfermagem, Vigilância Epidemiológica, Programa de Combate à Dengue, Vigilância Sanitária e Transporte de Pacientes.
Convite
A Secretaria Municipal da Saúde reforça o convite à população para participar das atividades que serão desenvolvidas na Praça Pedro Lélis da Rocha, neste sábado, dia 07, a partir das 9 horas.