Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) divulga balanço das atividades do mês de outubro
A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Capinzal, no mês de outubro, realizou 262 atendimentos individualizados – incluindo acompanhamentos, informações e demais orientações – em sua sede e 34 visitas domiciliares às famílias. Também participou da reunião mensal do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Rede Intersetorial.
Participaram das Oficinas com Famílias, no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), aproximadamente 47 famílias, com o tema “Novas Configurações Familiares”, sendo as seguintes oficinas: Oficinas com Famílias para os beneficiários do Programa Bolsa Família, com dois grupos, realizada mensalmente na sala de reuniões do CRAS (5º e 6º Grupo) e Oficina com Família para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) Pessoa com Deficiência: 4º Grupo, também mensalmente na sala de reuniões do CRAS.
O grupo de profissionais realizou ainda a Oficina com Família para as famílias com crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na Vila União e Beneficiários do Programa Bolsa Família residentes no interior do município, com a participação da nutricionista da Secretaria de Saúde, Letícia Sernajotto Urbano de Moraes, com o tema “O Relógio Biológico de Chás”. Esta oficina é realizada todos os meses nas dependências do SCFV na Vila União no período noturno.
O CRAS conta ainda com o SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos – Centro de Convivência – Cecon (área urbana) e Centro de Convivência Comunitário – CCC na Vila União (área rural), contando com a participação de 139 crianças e adolescentes, que frequentam o Serviço no contra turno escolar.
No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos aconteceram 02 encontros: o primeiro realizado nas dependências da sala de reuniões do CRAS, com a entrega da camiseta em homenagem ao Dia do Idoso, com a participação de 12 idosos. Outro encontro ocorreu na Universidade da Terceira Idade (UNITI), com a presença de 13 idosos, com o tema: “Olhando para o futuro: o que gostaria de criar e ser”.