Seminário abordou em Capinzal o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Capinzal promoveu no final de agosto, no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer, o Seminário de abertura das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017. A professora Ana Schirley Bragatto Fávero, palestrante do evento, falou sobre o encantamento da leitura, lendo e motivando os profissionais da rede municipal de ensino de Capinzal.
O Pacto corresponde a uma formação continuada para professores com duração de 100 horas, sendo 48 horas presenciais e 52 horas em atividades aplicadas em sala de aula e outras estratégias didáticas previamente planejadas.
O PNAIC 2017 abrange a alfabetização em língua portuguesa e em matemática; a realização de avaliações com foco na alfabetização, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e o apoio gerencial, técnico e financeiro aos entes que tenham aderido às ações do PNAIC, para sua efetiva implementação.
As ações de formação tanto do PNAIC quanto do Programa Novo Mais Educação têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.