No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais a Secretaria da Saúde alerta para os perigos da doença
O dia 28 de julho é lembrado no mundo todo por ser o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Todo o planeta convive com esta doença silenciosa, causada por vírus e que prejudica o fígado. As hepatites podem levar a cirrose, ao câncer e consequentemente a óbito.
No município de Capinzal atualmente são 139 pacientes notificados por hepatite do tipo B e outros 4 pacientes portadores de hepatite tipo C. Estas pessoas são assistidas pela Secretaria da Saúde e referenciadas aos serviços especializados, quando necessário.
Por se tratar de uma doença grave e que pode ser evitada, a Secretaria da Saúde de Capinzal orienta a população a se prevenir: Usar preservativos nas relações sexuais; Não compartilhar material de uso pessoal (alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente, etc.);Tomar a vacina de hepatite B e vacinar as crianças para a hepatite A. Já para a hepatite do tipo C não existe vacina. Portanto, proteja-se para não se tornar um portador da doença!
A vacina contra Hepatite A e B está disponível na Unidade Central. Já os testes para Hepatite B e C estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município e quem quiser realizar o exame, deve consultar com o médico ou enfermeira da sua unidade.
Os medicamentos para o tratamento das hepatites B e C são enviados pela Secretaria de Estado da Saúde e o município faz a dispensação.