Projeto Plantas Medicinais resgata a sabedoria popular
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem desde 2013 desenvolvendo um projeto com plantas medicinais que conta com a participação dos grupos de mulheres que realizam oficinas de conhecimento de uso correto das plantas medicinais até a preparação de chás, pomadas, tinturas e a olina caseira.
Neste ano, o projeto iniciou também nas escolas como o objetivo desenvolver atividades multidisciplinares nas áreas de promoção da medicina popular e da saúde, educação ambiental, conhecimento do corpo humano e identificação de plantas medicinais.
O Relógio do Corpo Humano com plantas medicinais é um método de trabalho relacionado a um formato de construção. Neste formato é integrado o uso de plantas medicinais aos seus benefícios em relação ao corpo humano que une vários conhecimentos da medicina tradicional Chinesa em relação ao Relógio Cósmico, sendo um importante instrumento educativo.
Em cada uma das divisões do relógio há uma correspondência com algum órgão do corpo humano, nessas divisões são plantadas as plantas medicinais (com uso referendado pela ciência) que auxiliam no tratamento de doenças.
A preservação do meio ambiente também é um dos principais objetivos deste projeto, que utilizando garrafas pets é possível construir os canteiros. Este envolvimento com os alunos os instiga a ter a própria satisfação em desenvolver um excelente trabalho ecologicamente correto.
Outro grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de agricultura e meio ambiente é na propriedade da família Peri, próximo ao Barro Preto e também na propriedade do Sr. Celso Cassiano na Comunidade de Ricardópolis, local que será implantado o Horto São João Maria, que será uma propriedade demonstrativa aberta para alunos das escolas e grupos interessados sobre plantas medicinais.