Mudanças no estacionamento rotativo de Capinzal entram em vigor
Na tarde de quinta feira dia 6 de Agosto, em reunião com o diretor de trânsito Rafael Tonial e o Promotor de Justiça da Comarca de Capinzal, Elias Albino de Medeiros Sobrinho foi oficializado a nova normativa referente ao estacionamento rotativo – modalidade zona azul que atende uma recomendação feita pelo Ministério Público.
Desde a última semana de Julho a GERESTAR, responsável pelo controle do sistema de estacionamento rotativo no centro de Capinzal suspendeu a cobrança dos avisos de irregularidade e passou a colocar um aviso para que a autoridade de trânsito possa lavrar de forma presencial a notificação que resulta em multa de pouco mais de R$ 50,00, além de 3 pontos na carteira do motorista, o que significa que não mais será permitido a troca do aviso de irregularidade pelos cartões de estacionamento.
Rafael Tonial diretor de trânsito, explica “a atual forma de cobrança era então seguida conforme a Lei Municipal 2.393 de 2002, onde em seu artigo 3º possibilitava que os usuários ao serem notificados através do Aviso de Infração, estes teriam prazo de 05 (cinco) dias úteis para proceder à regularização, que corresponde ao pagamento de preço público à operadora do sistema, em valor equivalente a 10 (dez) horas de estacionamento e a partir de agora Capinzal estará se adequando conforme o que o Código Nacional de Trânsito determina” disse.
Para o Promotor de Justiça, Elias Albino de Medeiros Sobrinho o procedimento que foi instaurado para apurar a situação do estacionamento rotativo teve início depois de algumas reclamações e até mesmo uma constatação pessoalmente, tendo em visto a forma em que estava sendo conduzido o trabalho. Adiantou que diversas reuniões foram feitas com o intuito em cessar a atual prática e que tanto a empresa terceirizada que presta o serviço como o município de Capinzal se colocou a disposição para efetuar qualquer alteração para adequar-se a legislação federal.
A nova regulamentação já está sendo praticada, Tonial reforça a população a atenção que todos devem ter ao estacionar e não deixar o cartão assinalado assim como não respeitar o horário estabelecido para a rotatividade dos veículos estacionados no centro de Capinzal. As câmeras de videomonitoramento também serão utilizadas para auxiliar na fiscalização de possíveis irregularidades.