II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Aconteceu na tarde do dia 20 de Julho, no Centro de Convivência do Idoso, uma roda de conversa sobre a II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade foi convocada e conduzida pela Gestão da Assistência Social e teve por objetivo dialogar sobre o tema Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, bem como eleger os delegados a participar em Joaçaba representando o município de Capinzal.

Na oportunidade foram apresentadas as ações e serviços ofertados a este segmento populacional pelo município nas áreas de saúde, assistência social, APAE e AEE – Atendimento Educacional Especializado (por meio da equipe da Escola de Educação Básica Mater Dolorum).

Foram elencadas pelos participantes algumas propostas a serem discutidas na Conferência Territorial, bem como serão encaminhadas ao poder executivo municipal. Ainda eleitos os delegados, sendo que o município dispõe de duas vagas para representação, sendo uma governamental e outra não governamental:

  1. Marcos José Tomaz – representante governamental;
  2. Pamela Crisitina Alves Cardoso – representante não governamental.

O evento contou com a participação de usuários das políticas públicas, Grupo desenvolvido pelo CRAS – BPC Pessoa com Deficiência, trabalhadores da área da saúde, assistência social e educação, Associação Bom Samaritano, servidores públicos que são pessoas com deficiência, Associação de Deficientes Visuais, representantes do AEE da EEB Mater Dolorum. Outros encontros devem ser realizados para discutir a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência no município.