Capinzal inicia vacinação contra o HPV

Durante o mês de março, meninas entre nove e 13 anos podem receber a vacina contra o HPV (papilomavírus humano). A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde tem o objetivo de ampliar o acesso à vacina, que desde 2014 integra o calendário básico vacinal e está disponível nos postos de vacinação de todo o Estado.

Em Capinzal o esquema de vacinação nas escolas iniciou dia 16 na Escola Educação Básica São Cristóvão, e segue com a programação. 

18/03 – Bernardo Moro Sobrinho – Vila Sete de Julho

18/03 – Carlos Jaime da Rocha (Lindemberg), Escola Ivo Silveira (Alto Alegre) e Escola Ernesto Hachmann (Barro Preto);

19/03 – Belisário Pena;

20/03 – Mater Dolorum;

24 e 25/03 – Escola Kleinubing – Loteamento Parizotto;

31/03 – Escola Viver e Conhecer.

Nas escolas, caso os responsáveis não autorizem a imunização, devem encaminhar um termo de recusa assinado. Obrigatório a apresentação da carteira de vacinação.

Para receber a vacina nos postos de saúde, as meninas não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais, basta apresentar um documento ou a carteira de vacinação. Ressaltamos que o esquema de vacinação seguirá por todo o ano na Unidade de Saúde Central.

A vacinação contra o HPV ocorre em três etapas: a primeira dose, disponível nos postos de saúde e nas escolas municipais para meninas entre nove e 13 anos; a segunda dose, administrada seis meses após a primeira; e a terceira dose, aplicada cinco anos após a primeira dose. Quem recebeu a primeira dose até o início de setembro de 2014 pode aproveitar a campanha nas escolas para receber a segunda dose, sendo necessário apenas apresentar a carteira de vacinação com o registro da vacina anterior.