PREFEITURA INICIA IMPLANTAÇÃO DO LOTEAMENTO NOVA CAPINZAL

No último dia 14 ocorreu o tão esperado ato de assinatura do contrato do município de Capinzal através da prefeitura e o SIMAE com a Caixa Econômica Federal e a empresa Construtora e Incorporadora Andrioni Junior de Capinzal para construção de 162 unidades habitacionais mais as obras de infraestrutura no Loteamento Nova Capinzal. Aproximadamente 500 pessoas que hoje moram em áreas de risco ou em áreas de preservação ambiental serão relocadas para o novo loteamento assim que as casas estiverem concluídas juntamente com as obras de saneamento básico (rede de água e esgoto com as respectivas ligações e estação de tratamento), energia elétrica, canalização das águas fluviais, pavimentação das ruas com passeios e ciclovia, construção da praça e do Centro de Geração de Renda e Convivência, além das obras do entorno que irão beneficiar a população dos Loteamentos Joâo Lanhi (pavimentação da rua Alcir Masson) e Santa Maria (rede e estação de tratamento de esgoto).

Com exceção da praça cujo projeto sofrerá ajustes, as demais obras já estão licitadas e as empresas contratadas receberão ordem de serviço nos próximos dias, inclusive a empresa que fará o Trabalho Técnico Social com as 162 famílias. Uma outra empresa que presta serviços ambientais fará a recuperação ambiental das antigas propriedades que se tornarão Áreas de Preservação Permanente, ou seja não serão mais habitadas. A empresa capinzalense Construtora e Incorporadora Andrioni Junior foi credenciada para construir as 162 moradias que custarão R$ 8.334.000,00. O Contrato prevê 18 meses para a conclusão das obras.

O empreendimento é uma parceria da prefeitura que investirá em torno de R$ 3.2 milhões mais os serviços de limpeza do terreno, terraplenagem, abertura de ruas e valas e remoção de material e o governo federal que investirá em torno de R$ 13,2 milhões.

O município foi contemplado ainda no ano de 2010 na gestão anterior, mas questões de ordens judiciais e burocráticas atrasaram o início das obras. Mesmo assim o prefeito Andevir Isganzella e sua equipe dizem-se satisfeitos com o desfecho do projeto. Andevir fez questão de agradecer a equipe de colaboradores que atuaram para viabilizar o projeto coordenada pelo Assessor de Planejamento Prof. Chico Araujo e pelo Vice Prefeito Wilson Farias. Agradeceu também a Câmara de Vereadores que sempre se empenhou para aprovar as leis que tornaram possível a assinatura do contrato, inclusive abrindo mão de parte de sua dotação orçamentária, o empresário Ruites Andrioni Jr que teve um papel determinante nas negociações, o SIMAE e a Celesc que executarão o saneamento e a rede elétrica e à Caixa Econômica Federal pela flexibilização de algumas exigências, garantindo assim que Capinzal execute a maior obra social de sua história.

“Não fui eu que criei esse sonho. Mas abracei esse sonho como uma das grandes prioridades do meu governo. Só iremos sossegar o dia que entregarmos as chaves a essas famílias que moram em casas precárias e em áreas de grande risco para suas vidas”, concluiu o prefeito.

Por sua vez o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal Ricardo Bier Tróglio parabenizou a equipe administrativa e os colaboradores e afirmou que este é o maior recurso individual do programa liberado para um município com menos de 50.000 habitantes. Concluiu fazendo um apelo para que todos os envolvidos se esforcem para cumprir o cronograma porque além do benefício direto às 162 famílias mais 2.500 pessoas serão indiretamente beneficiadas pelas obras.