Capinzal elaborará o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Na última sexta-feira, dia 25, estiveram reunidos na Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), para receber orientação através da empresa responsável pela elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos sólidos, representantes dos Municípios de Capinzal, Herval d´Oeste e representantes da AMMOC. Os dois municípios foram contemplados com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável para elaborar o Plano que é uma exigência da Lei nº 12.305 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Capinzal já instituiu o Comitê Diretor com representantes do Executivo e das Entidades e nesta semana organizará um grupo de apoio também com representação paritária.  No dia 08 de maio, a equipe da CORPLAN Ambiental que venceu a licitação estará realizando a primeira reunião em Capinzal com os membros do Comitê Diretor e com o Grupo de Sustentação.

O plano de resíduos sólidos compreende várias etapas envolvendo desde a coleta seletiva do lixo, o trabalho com os catadores, destino dos materiais recicláveis, e todos que integram  a cadeia produtiva do lixo, a destinação final, as responsabilidades da população, do poder público, dos comerciantes e fabricantes através da política reversa.

O Plano deverá ficar pronto em quatro meses e deverá envolver a população na definição das políticas e ações que irão compor a Política Municipal dos Resíduos Sólidos em Capinzal.