Curso técnico em agropecuária será mantido em Capinzal
A Administração Municipal de Capinzal, interessada em manter o curso técnico em agropecuária disponibilizado através do Instituto Federal Catarinense, está empenhando esforços com a ajuda dos prefeitos de Ouro, Lacerdópolis, Zortéa e de lideranças estadual e federal para que seja dada sequência a formação de jovens agricultores da região.
O curso foi ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Concórdia financiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Capinzal e com a Escola Municipal Ivo Silveira do Distrito de Alto Alegre.
A conquista deste curso para Capinzal se deu a partir de uma articulação em 2011, liderada pelo então vereador Andevir Isganzella e o ex-secretário de agricultura e meio ambiente Francisco Dirceu de Araújo que juntamente com outras lideranças como o hoje prefeito de Ouro Vitor Faccin e com o apoio político do deputado federal Pedro Uczai e do deputado estadual Neudi Saretta que mobilizaram os prefeitos e secretarias de educação de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa num grande movimento, resultando no início do curso em março de 2012.
A formação da primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante ao Ensino Médio aconteceu em dezembro do ano passado, quando a diretoria do Campus de Concórdia afirmou que não seria dada continuidade, porque não havia garantia dos recursos para conclusão deste curso que tem duração de dois anos.
O prefeito Andevir Isganzella, viajou nesta segunda-feira, dia 24, para o município de Blumenau onde visitou a reitoria do Instituto Federal Catarinense. Também participaram do encontro o prefeito do município de Ouro Vitor Faccin, a vice-prefeita de Zortéa Márcia Jung, o deputado estadual Neudi Saretta e o deputado federal Pedro Uczai.
Na ocasião, o reitor Francisco Sobral reafirmou a preocupação com relação aos recursos e descartou a possibilidade de ser dada sequência ao curso no município. Nossas lideranças políticas não aceitaram a decisão. O deputado Pedro Uczai se comprometeu em manter o curso através de emendas caso haja necessidade e diante disso o reitor autorizou a 2ª turma a partir do segundo semestre deste ano.
Essa nova turma será formada a partir de abril deste ano e deverá ser integrada por alunos de toda região que cursam a 2ª e 3ª series do ensino médio em escolas públicas.
Outra reivindicação pleiteada é a vinda de um Campus do Instituto Federal Catarinense para Capinzal. No encontro em Blumenau também foi sugerido um curso técnico em mecânica de tratores de menor duração para o município. Nestes pleitos ainda seguem as tratativas. O deputado Pedro Uczai estará articulando este curso para os próximos meses.
O prefeito Andevir comemorou o resultado do encontro e atribui os méritos aos deputados Neudir Saretta e Pedro Uczai, que se empenharam por esta causa, inclusive garantindo os recursos.