Plano Estadual sobre Drogas é discutido em Joaçaba

O Prefeito do Município de Capinzal Andevir Isganzella participou na semana que passou da 1ª Oficina Regional de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas, em Joaçaba. No evento em que também participaram o Secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal Kelvis Borges, a diretora de Assistência Social Elena Casagrande Rech e profissionais da área de saúde, foram definidas as propostas da Mesorregião para inclusão no Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

Na manhã desta sexta-feira (8), os técnicos foram divididos em diferentes grupos de discussão nos eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social; e controle social e comunidades terapêuticas.

Dentre as proposições levantadas durante as discussões, estão: a criação de protocolos de atendimento; a formulação e implantação de políticas públicas municipais para o enfretamento às drogas; campanhas educativas intersetoriais; ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em todos os níveis de ensino; estimular a criação de conselhos municipais de enfrentamento às drogas; dentre outros.

Estas e as demais proposições serão encaminhadas ao colegiado gestor da Mesorregião de Joaçaba para análise das prioridades e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

Durante a abertura do evento, na noite de quinta-feira (7), os 10 municípios eleitos para o colegiado gestor regional tomaram posse. Integram o comitê os municípios de: Água Doce, Capinzal, Campos Novos, Catanduvas, Celso Ramos, Curitibanos, Erval Velho, Herval d' Oeste, Tangará e Zortéa. O colegiado fica responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.