Mundo SENAI em Capinzal

O Prefeito de Capinzal Andevir Isganzella e o Vice-prefeito Wilson Farias, estiveram na tarde da última sexta-feira, (18), participando do evento Mundo SENAI, quando Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), abriu as portas de suas unidades em todo o Brasil para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo SENAI, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. Em Santa Catarina, onde a entidade integra a FIESC, o evento ocorreu de 16 a 18 de outubro, com diversas atrações, destacando-se as mostras de projetos desenvolvidos pelos estudantes, nas atividades práticas dos cursos. No Município de Capinzal o evento contou com a participação de estudantes de toda a região e a comunidade em geral contabilizando um número de aproximadamente 2.000 visitantes durante os três dias.

Foram expostos projetos de alunos nas áreas de alimentos, mecânica e informática.

Na área mecânica, entre os diversos dispositivos, apresentou-se a máquina de compactação de latas de alumínio com braço hidráulico e esteira transportadora, desenvolvida por um grupo de alunos de Aprendizagem Industrial com o apoio da empresa em que são aprendizes. Outro projeto é a máquina de fatiar batatas em espiral, desenvolvida por um grupo do curso técnico em mecânica. Além do comentado projeto da máquina de colocar palanques.

Quem percorreu o túnel do tempo montado pelos alunos do curso técnico em manutenção e Suporte em Informática conheceu como foi a evolução da tecnologia. Outro projeto será o overclock e underclock utilizando o óleo de soja como agente refrigerante e tela de computador em que as informações apenas poderão ser vistas com óculos especiais desenvolvidos pelos alunos. Uma turma de aprendizagem gerou hologramas com imagens captadas com um telescópio.

Na área de alimentos, o destaque foi a entrega de "Vale Projeto" para degustação dos produtos. Os alunos não economizaram nas propostas de receitas: doce de leite com nozes e cereja, agnolini doce instantâneo, junto e misturado (queijo com salame e temperos), iogurte de leite de cabra fonte de fibras e o bolinho de peixe. Também foi apresentado o requeijão cremoso, fonte de fibras com teor reduzido de sódio, projeto desenvolvido com apoio do Edital Pro-Pesquisa. Além disso, foram distribuídos cup cakes, elaborados pelo curso de qualificação em panificação e confeitaria.