Professora de Capinzal recebe prêmio em São Paulo

O trabalho "Monitores da alegria: aprendendo, reaprendendo e ensinando matemática", da professora de matemática do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Ivo Silveira, do Distrito de Alto Alegre de Capinzal, Simone Carvalho da Silva, foi classificado entre os 10 melhores no Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

A autora do projeto e o Prefeito de Capinzal Andevir Isganzella, participaram da festa de gala realizada em São Paulo na última segunda-feira, (14-10), onde ocorreu a entrega da premiação (R$ 15 mil, um tablet e a assinatura de uma revista).

A professora Simone, informou que este projeto foi idealizado a partir da constatação de que muitas vezes, os alunos aprendiam mais com os colegas do que com o próprio monitor e a partir daí se teve a idéia de criar um grupo de monitores. O projeto foi posto em prática no inicio deste ano e as expectativas foram superadas.

Simone externou a alegria do reconhecimento. "Uma experiência memorável, inenarrável e única na minha vida. Acho que todo educador que exerce seu papel com amor, dedicação e inovação em prol da educação pública do Brasil, deveria ter a oportunidade de vivenciar momentos como esse.  Em que o professor tem a tão sonhada valorização por completo e percebe realmente sua importância.

Muito orgulhosa, pois foram quase três mil trabalhos inscritos, e o meu ficar dentre os dez que se destacaram, não tenho palavras para descrever tamanha satisfação.  E lá entre os dez trabalhos, representar o menor município do Brasil, a menor escola desse município e ainda do interior foi muito bom, defendi minha realidade escolar com muita garra e orgulho.

Foram quatro dias, convivendo com pessoas que falavam a mesma língua, que tinham as mesmas expectativas, que tinham os mesmos sonhos para a educação. Ninguém se queixando das condições de trabalho, de comportamento de alunos, de ter que participar de reuniões, ninguém falando em exames finais, em salário, greve, plano de carreira, todos analisando e falando o que deu certo e o que poderia fazer para continuar melhorando a educação brasileira.

Ter a oportunidade de conhecer pessoas tão importantes da educação, renomados mestres e doutores, autores que inspiram nós professores foi muito importante. Saber que teu trabalho foi discutido e analisado por pessoas assim, selecionado por pessoas de renome internacional, como Saddo Ag Almoouloud, é como disse, inenarrável.

E por fim, tenho que agradecer. Primeiramente a Deus que me permite ter ideias e sonhar. A minha família, sempre a primeira saber de tudo e me apoiar incondicionalmente. A diretora Cássia, que está muito além do nosso tempo como gestora, humana, luta e sonha alto, está sempre em busca do bem comum.  Aos meus colegas de trabalhos e amigos, com quem sempre posso contar. E principalmente aos meus alunos, o motivo e razão de tudo isso que aconteceu, alunos brilhantes…  Que precisam é de oportunidades. Obrigada". Destacou a professora!".