Administração Municipal quer mudanças na segurança e população atende o chamado para Audiência Pública

O Centro Educacional Prefeito Celso Farina nesta quinta-feira, (26), foi o cenário de uma grande mobilização em prol da segurança, uma resposta positiva ao apelo feito pela Administração Municipal que busca mudanças e melhorias para a nossa comunidade.

O elevado número de ilícitos, aliado a falta de estrutura e efetivo das polícias, desencadeou uma ampla discussão sobre este assunto que foi evidenciado na reunião que contou com a participação de mais de 300 pessoas.

A Audiência conduzida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina foi uma reivindicação do Poder Público (executivo e legislativo) juntamente com as entidades civis organizadas em prol da sociedade.

Os municípios da comarca de Capinzal estiveram representados por autoridades políticas e integrantes de entidades que foram solidários a iniciativa de Capinzal que busca oferecer mais segurança para a população que está apreensiva com o elevado número de furtos e outros ilícitos verificados nos últimos meses.

O Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, Cesar Augusto Grubba, não pode comparecer em virtude do incêndio de grandes proporções que aconteceu no município de São Francisco do Sul e a audiência foi aberta pelo Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, Maurício Eskudlark e presidida pelo Deputado Estadual Reno Caramori.

Estiveram compondo a mesa de honra o Prefeito de Capinzal Andevir Isganzella, Delegado Geral de Polícia Civil Aldo Pinheiro D´Ávila, Delegado Regional Ademir Tadeu de Oliveira, representante do comando da 10ª região de Polícia Militar Tenente Coronel Nilson Carlos de Oliveira, Comandante da Polícia Militar de Capinzal Tenente Cleverson Garcez, Deputado Estadual Neudi Saretta, Deputado Estadual Romildo Titon, Vice-Prefeito de Capinzal Wilson Farias, Diretora da SDR de Joaçaba Kamille Sartori Beal, Prefeito de Piratuba Claudirlei Dorini, Prefeito de Ouro Vitor Faccin, Vice-prefeito de Lacerdópolis José Carlos Dall' Orsoletta, Presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal Alcidir Afonso Coronetti e o vereador Kelvis Borges que foi o autor da moção de apelo encaminhada a Assembleia Legislativa.

Após a saudação feita pelo Prefeito anfitrião, Andevir Isganzella, iniciaram os trabalhos que transcorreram de forma tranquila e objetiva. Todas as pessoas presente no evento tiveram a oportunidade de se manifestar mediante inscrição feita por uma equipe de apoio da ALESC que estiveram auxiliando na realização do evento.

Entre outras questões que envolvem o tema, foi destacado que em 1980, SC tinha metade da população atual e contava com 11.000 policiais militares, hoje com o dobro de população o número de policiais é praticamente o mesmo. Também foram apresentados alguns comparativos relacionados ao efetivo policial de municípios da região, evidenciando que em nosso município existe uma defasagem muito grande de policiais. A construção de um complexo policial, a necessidade de um aumento no efetivo e de mais viaturas foram os principais assuntos debatidos na audiência.

Na ocasião foi anunciada a vinda de viaturas novas para os municípios da comarca, garantido maior empenho para aumentar o efetivo policial e para a construção do prédio que deverá abrigar a Polícia Civil e Polícia Militar, em terreno doado pela Prefeitura de Capinzal.

A ata desta audiência será apresentada ao Secretário de Segurança Pública e ao Governador do Estado de Santa Catarina.

O Prefeito de Capinzal Andevir Isganzella, avaliou positivamente o evento, destacando a importância do tema discutido e de se trazer lideranças da área de segurança pública para ouvir nossas reivindicações e se comprometerem em estar nos auxiliando. Para o Prefeito, a principal questão abordada foi a de tornar a nossa Delegacia Regional, para que possamos ser tratados com igualdade com relação a outros municípios do mesmo porte.