Realizada a Conferência Municipal da Cultura

Convidados pelo Exmo. Sr Prefeito Municipal Andevir Isganzella, Vice-Prefeito Wilson Farias e Secretária de Educação Cultura e Esportes Seila Ribeiro, aconteceu nesta quinta-feira (08), no Auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer às 19 horas a CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA que contou ainda com a presença da representante do Legislativo Sra. Cimara Baú, integrantes de Sociedades Civis, Diretores de Escolas, Entidades radicadas em Capinzal, Alunos de Escolas Públicas e Particulares, Funcionários da Cultura, Ativistas Culturais, do Presidente do Conselho Regional de Cultura da AMMOC e Diretor de Cultura Luiz Alcides Dambrós.

Na ocasião foram apresentados aos presentes o mecanismo de funcionamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Plano Nacional de Cultura (PNC), Plano Estadual de Cultura (PEC) e Minuta do Plano Municipal de Cultura, que após compilado pelo Conselho, será enviado para apreciação do Legislativo. Foram também apresentados para Plenária os nomes indicados por entidades ligadas à Cultura, que por aclamação foram empossados e passam a compor o Conselho Municipal de Cultura de Capinzal; o primeiro município da AMMOC e um dos cinco municípios do estado a ter seu Conselho formado e com representatividade no Conselho Estadual.

Este Conselho tem por objetivo tornar a cultura democrática e transparente, administrar programas Federais da Cultura para o município de Capinzal e desenvolver mecanismos de políticas públicas que administrem as ações culturais de Capinzal com imparcialidade e competência; Interagir frente à Diretoria de Cultura, organizando suas ações, desenvolvendo um mapa cultural do município de Capinzal e regimentar o Programa Municipal de Cultura.

A participação da sociedade foi expressiva e motivo de elogios nas falas do Prefeito Andevir, de seu vice-prefeito Farias e da Secretária de Educação Cultura e Esportes Seila, que também frisaram a importância da elaboração deste plano e os benefícios à ele atrelados, como no caso os programas Mais Cultura nas Escolas, os CEUs e o Vale Cultura, muito esperado pela classe trabalhadora e que passa a valer neste segundo semestre de 2013.

O Conselho reúne-se nesta semana e começa traçar suas metas para os próximos meses, já enfocando atividades elencadas ao calendário do município da qual a Cultura se insere. São eles:

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE CAPINZAL

Luiz A. B. Dambrós

Presidência da Comissão Permanente de Diversidade, Descentralização e Direitos Culturais

Tania Surdi

Marilete Gasparetto (INDICAÇÃO)

Fórum Permanente de Literatura

Carlos da Silva

Luiz Mauricio Gramázio (INDICAÇÃO)

Fórum Permanente de Música

Fabiane Zambom

Tiago Reck

Fórum Permanente de Artes Cênicas

Neize Melissa Veiss

Neusa Santos (INDICAÇÃO)

Fórum Permanente de Cíclos Culturais

Zeli Debarba

Thwynnenn Soares

Fórum Permanente de Bibliotecas

Luci Tabachuck

Maíra Almeida

Fórum Permanente de Museus

Ademir Beloto (INDICAÇÃO)

Alexson Luiz Mattos (INDICAÇÃO)

Fórum Permanente de Marketing Cultural

Cássia M. W. Souzo

Cristiane Dambrós

1°s Suplentes Gerais

*** Obs: Os nomes em itálico não foram votados por não estarem presentes à Plenária, porém permanecem para apreciação como indicados e serão postos em votação em próximo encontro deste Colegiado eleito e empossado.