Realizado o lançamento da elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

O município de Capinzal iniciou na última terça-feira dia 04 de junho, as atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente.

Na noite desta quarta-feira, (05), dia mundial do meio ambiente, foi realizado no auditório da EM Viver e Conhecer, o lançamento da elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Estiveram participando, autoridades políticas dos poderes executivo e legislativo de Capinzal, alem de representes de instituições de ensino e da sociedade civil.

O Plano Municipal visa atender a Lei Federal nº 12.305/2010, que trata dos resíduos sólidos e possibilita ao Município, estabelecer parcerias com diversos órgãos para a realização de ações relativas aos problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes ao manejo inadequado dos resíduos sólidos.

No evento de lançamento, foram apresentadas duas palestras. O professor Elton Magrinelli, palestrou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos como subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos do Município de Capinzal.

Elton é diretor presidente da empresa Magrinelli Modena Consultoria, empresa contratada para auxiliar o município de Capinzal na elaboração deste plano municipal.

O Engenheiro Agrônomo Alessandro Muniz Pereira, Secretário de Administração, Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Urupema, falou no seminário sobre a experiência do município em relação à coleta seletiva de lixo, onde o sistema foi Implantado em 2003 e já deu bons resultados.

A coordenadora do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Capinzal, Simone da Silva avaliou positivamente a realização deste esclarecedor seminário e lembra que as atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente seguem, na sexta-feira dia 07 de junho, a programação reserva o plantio de árvores nativas próximo a estação de tratamento de esgoto no Loteamento Novo Horizonte no horário 9 horas.

E na próxima segunda-feira dia 10 de junho, às 09 horas, acontece no segundo andar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, a entrega da premiação do Concurso de Redação, Crônica e Desenho que aconteceu no ano de 2012, e teve a participação da escola estadual: São Cristovão e das escolas municipais: Bernardo Moro Sobrinho, Viver e Conhecer, Prefeito Vilson Pedro Kleinubing, e das escolas particulares: Carlos Drummond de Andrade e Centro de Educação e Inovação (CEI).

O concurso teve como tema: "Minha Cidade Antes e Depois do Sistema de Tratamento de Esgoto".

De acordo com a constituição federal de 1988, onde o art. 225 diz, – "Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".