Secretaria de Saúde de Capinzal avalia primeira semana de utilização de novos equipamentos

A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal recebeu dois novos equipamentos, um eletrocardiógrafo e um dermatoscópio, através do programa telemedicina do governo do estado, criado em 2005, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos exames.

O eletrocardiógrafo registra a atividade elétrica do coração, podendo detectar infarto, arritmias entre outros problemas cardíacos.

O dermatoscópio é um aparelho utilizado para detecção e prevenção do câncer de pele. Este exame preventivo tem precisão de 97% de acerto e facilitará muito o trabalho preventivo deste tipo de doença em Capinzal.

Estes equipamentos começaram a ser usados, no último sábado dia 18 de maio, para atender a demanda de pacientes com problemas cardíacos e de pele.

A diretora de saúde de Capinzal, Aliana Ponsio de Oliveira, avaliou positivamente a primeira semana de utilização destes equipamentos, revelando que neste período, foram realizados 23 eletrocardiogramas. A execução do exame demora aproximadamente 20 minutos e em 48 horas sai o resultado.

Quanto ao dermatoscópio, ainda não houve uma procura expressiva, dois exames estão agendados para a próxima segunda-feira, (27).

As pessoas que necessitarem destes exames deverão procurar a Unidade Central de Saúde, munidos do pedido médico, cartão de consulta e um documento de identificação para agendar com a enfermeira responsável, Rosane Lopes Duarte.

Estes equipamentos proporcionam a diminuição de deslocamentos de pacientes para outros municípios, já que o exame será enviado pela internet para Florianópolis e em dois dias o médico enviará o laudo.