Mulheres de Capinzal participam de encontro do Movimento de Mulheres Camponesas em Xanxerê

 

Secretaria da agricultura e Meio Ambiente, promove a participação de 25 mulheres agricultoras de Capinzal no encontro de celebração dos 30 anos de história e conquistas do Movimento de Mulheres Camponesas, em Xanxerê no dia 30 de abril de 2013.

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, em Xanxerê (Parque da FEMI), o Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina- MMC/SC, comemorou 30 anos de caminhada. O encontro teve como objetivo celebrar a história, as lutas e conquistas do movimento e reafirmar a luta camponesa e feminista como missão do MMC (Movimento de Mulheres Camponesas).

Relembraram os principais momentos desde a criação do MMC/SC, entre elas conquistas como a aposentadoria para a mulher do campo, o salário maternidade, o auxílio doença, documentação e o reconhecimento da profissão da agricultora. Da mesma forma, mulheres de todo o Estado, enfatizaram que existem muitas lutas e desafios para os próximos períodos.

"Foi com a luta das mulheres que conseguimos garantir a aposentadoria e salário maternidade para as camponesas. Também foi através de muita luta que conseguimos ser reconhecidas profissionalmente como agricultoras".

"Hoje o movimento é reconhecido pela luta em defesa do Projeto de Agricultura Camponesa, que tem como eixo central a defesa da vida e do meio ambiente. Por isso trabalhamos com o resgate das sementes crioulas, das plantas medicinais e defendemos a agroecologia como um modo de vida saudável para as pessoas do campo e da cidade".

Durante a tarde de terça (30), as mulheres debateram questões como o feminismo, o projeto de agricultura camponesa e os próximos passos do Movimento, tanto em Santa Catarina, como nacionalmente. Estivaram presentes no evento, além das camponesas do Estado, representantes do Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná. Também representantes de outros movimentos sociais do campo e da cidade, além de autoridades estaduais, de vários municípios, do governo federal, universidades, sindicatos, paróquias e comunidade em geral.

Na quarta feira, 1º de maio, data em que o MMC/SC comemorou os 30 anos, as camponesas realizaram uma grande celebração que enfatizou a trajetória de lutas e conquistas, traz a recordação das lutadoras que fizeram parte da construção desta história e fortalecem a organicidade do movimento em todas as regiões. Neste dia o evento foi aberto ao público em geral onde participaram em torno de 4 mil mulheres.