Secretaria de Saúde de Capinzal desenvolve ações voltadas ao Dia Mundial da Voz

 

O Dia Mundial da Voz, comemorado terça-feira, (16), foi lembrado pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal que realizou ações orientativas no Calçadão.

O trabalho foi coordenado pela fonoaudióloga Daniela Bortoli e contou com a colaboração de uma equipe da Secretaria de Saúde que estiveram distribuindo maçãs e água mineral às pessoas, além de um folder com orientações relacionadas à saúde da voz.

Dicas para cuidar da voz:

*Dormir bem

*Boa postura corporal ao falar

*Beber água diariamente

*Ter uma alimentação saudável

*Falar sem esforço

O que não fazer:

*Falar muito durante quadros gripais

*Ingerir álcool em excesso bem como outras drogas

*Ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolates antes de usar a voz continuamente

*Falar por longos períodos, em ambientes ruidosos

*Pigarrear, gritar a dar gargalhadas exageradas

 

"Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!" Este é o tema central da campanha Seja Amigo da Voz, que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) promove em 2013, em razão do Dia Mundial da Voz. Essa data é comemorada, no Brasil, pelo 14º ano consecutivo, o país foi o pioneiro na iniciativa. Com o tema da Campanha da Voz deste ano, a SBFa visa promover a prevenção de doenças vocais e indicar cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, disseminando atitudes saudáveis que conscientizem a população.

A maioria das alterações da voz são devidas a doenças que devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível como, por exemplo: laringites, lesões benignas das cordas vocais (nódulos, polipos e quistos), refluxo gastro-esofágico e faringo-laríngeo, utilização incorreta da voz, paralisia das cordas vocais e cancro da laringe.

Ao perceber alguma alteração na voz, o indivíduo deverá procurar imediatamente um fonoaudiólogo.

"Nossa intenção é capacitar os professores para que as informações relacionadas aos cuidados com a voz possam ser repassadas aos alunos, com isso vamos trabalhar este tema o ano todo e não só na data comemorativa", afirmou a fonoaudióloga Daniela Bortoli.