Capinzal se prepara para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

Foi realizada em Capinzal na semana que passou uma reunião preparatória para a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das cidades. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Mater Dolorum e contou com a participação de diversos segmentos da sociedade. A etapa nacional Será realizada em Brasília de 20 a 24 de novembro deste ano, convocada pelo Ministério das cidades, com participação prevista de três mil pessoas, sendo dois mil e seiscentos delegados e quatrocentos observadores. O tema escolhido para esta edição é “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já”.

As conferências das cidades são a oportunidade máxima de participação da população visando a construção coletiva das políticas que promovem o desenvolvimento urbano.

Até que a etapa nacional aconteça são realizadas as conferências nas cidades e depois as estaduais, no período de 1º de julho a 28 de setembro.

Na etapa municipal, que ocorrerá dia 26 de abril, as entidades urbanas que representam a sociedade, através de seus delegados, debatem e aprovam as proposições do município que irão para a conferência estadual das cidades. Na conferência municipal também será eleito o delegado do município que representará Capinzal na Conferência Estadual.

A comissão preparatória que foi escolhida neste primeiro encontro tem como objetivo organizar, mobilizar e subsidiar a execução das conferências na etapa municipal. Cabe a ela também elaborar o regulamento da conferência estabelecendo as regras para o funcionamento do evento e da eleição dos delegados e das delegadas para a etapa estadual.

A conferência Municipal servirá também para debater as proposta do governo municipal para a área urbana, bem como receber contribuições da sociedade para construir uma cidade melhor para todos.