Centros de convivência nas comunidades retornam as atividades
Iniciaram nesta segunda-feira, 04, as atividades do Centro de Convivência Comunitário (CCC) na Vila União e no CECOM, situado no Bairro Santa Teresinha. O CCC e o CECOM são o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.
O principal objetivo deste serviço é o de ampliar as trocas culturais e as vivências das crianças e adolescentes envolvidos. Além de desenvolver o sentimentos importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Na última semana, durante três dias, os monitores juntamente com as coordenadoras, Nilce Masson (CECOM) e Sandra Tozatti (CCC), estudaram o serviço e fizeram planejamento das atividades. Durante a capacitação a diretora de desenvolvimento social, Elena Casagrande Rech, falou sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para que todos pudessem compreender em que política pública está situado o serviço . Representantes do Conselho Tutelar falaram dos direitos e deveres da criança e do adolescente e reforçaram a importância do trabalho em rede no atendimento às crianças.
O prefeito Andevir Isganzella esteve presente no processo de planejamento e destacou a importância dos monitores no trabalho com as crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Para a monitora Daniela Pereira “o diálogo próximo, as dinâmicas recreativas e a informação clara e objetiva foram focadas com o intuito de formar uma equipe comprometida e fundamentada na ética e nos valores sociais”.
Em Capinzal mais de 190 crianças são atendidas nos programas.