Projovem forma quase 300 alunos em Capinzal

Uma grande vitória! Foi desta maneira que quase 300 jovens comemoraram a formatura no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), na modalidade Jovem Trabalhador, realizada na última quinta-feira, 28, em Capinzal. A solenidade, prestigiada por um grande número de autoridades, familiares e amigos dos formandos, foi realizada em grande estilo no Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

Um a um os formandos receberam seus diplomas e comemoraram a conquista. A aluna de administração, Talita Salete Bazi representou os alunos do programa e em seu discurso destacou a grande oportunidade que ela e os colegas receberam. Segundo, Talita, muitas recordações irão ficar, mas também a certeza de que todos venceram uma bonita etapa de suas vidas e agora tem um mundo de oportunidades pela frente.

O programa foi desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura Municipal de Capinzal. O Projovem prepara os participantes para o mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em atividades produtivas geradoras de renda. O objetivo principal é a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

No município de Capinzal o programa capacitou para o mercado de trabalho 275 jovens, com idade entre 18 a 29 anos, em 10 cursos realizados de setembro de 2012 a fevereiro de 2013. O curso de administração contou com seis turmas, beleza e estética duas turmas, alimentação uma turma e telemática uma turma.

Ivalmor Piaia, gerente de planejamento estratégico da Coopesc, empresa responsável pela execução do Projovem, disse que quase 80 alunos já estão no mercado de trabalho, mas a meta é que outros também sejam inseridos nos próximos dias.

Os cursos receberam avaliações e visitas da comissão de acompanhamento do Projovem Capinzal e vistorias do Ministério do Trabalho e Emprego. Os relatórios de avaliação do projeto foram muito positivos com elogios que servem de exemplo para os demais municípios que venham a realizar o Projovem Trabalhador.

O prefeito Andevir Isganzella disse que uma das principais funções do administrador é criar oportunidades para os jovens, algo possível através de ações deste tipo. “Um futuro triste é aquele que se vislumbra e não se enxergam as oportunidades. Hoje o que estamos vendo aqui é um futuro de alternativas e realizações para estes jovens, muitos que já estão no mercado de trabalho. Nosso objetivo, que é conseguido através de ações como esta é que os jovens permaneçam em Capinzal e possam sonhar com algo melhor para eles e suas famílias”.

A parceria desenvolvida nesta edição do Projovem deverá ser novamente confirmada para mais turmas em Capinzal.

A solenidade encerrou com um coquetel de confraternização entre os formandos, professores e famílias.

O Projovem Trabalhador

Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário minimo.

O Projovem Trabalhador unificou as ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência às aulas.

Os cursos de qualificação são de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.