Teatro leva conscientização ambiental às escolas de Capinzal
Projeto une cultura e educação e abre novas janelas à criatividade infantil
Divertir e ensinar. Com esses dois objetivos básicos, o grupo de teatro “Teatrando Por Aí…” leva a três escolas* públicas de ensino fundamental, de Capinzal, uma montagem cultural sobre conscientização ecológica nos dias 09, 10 e 11 de abril. Direcionado para crianças com idade entre cinco e 10 anos, o projeto oferece gratuitamente a peça Limpando, Cuidando e Perfumando a Natureza, além de oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis.
A montagem conta, em quase 35 minutos, a história de três irmãos – Limpinho, Cuidadosa e Perfumada – que vivenciam e ensinam de forma lúdica como algumas ações e brincadeiras podem ajudar a preservar o planeta. “A gente faz um trabalho de arte-educação. É teatro, é cultura, é conscientização. Através do teatro o aprendizado se fixa de forma diferenciada”, completa a atriz e uma das idealizadoras do projeto, Raquel Stüpp, que interpreta a personagem Perfumada na peça.
Durante a apresentação, cada personagem brinca com um brinquedo feito com material reciclado. Como acontece na própria escola, os atores utilizam espaços que variam de refeitórios a auditórios, conforme o local.
Depois da peça, as crianças seguem para uma oficina monitorada pelos atores com duração de aproximadamente 50 minutos. Lá aprendem a criar três brinquedos diferentes feitos com garrafas pet e caixas de sapatos levados pelos próprios alunos. “A oficina é para despertar nas crianças o interesse em reutilizar, mostrando que é possível criar coisas interessantes com aquilo que normalmente iria pro lixo”, explica o ator e coordenador do projeto, Éder Schmidt, cujo papel na montagem é o Limpinho.
O ator ainda acrescenta que as turnês acontecem em escolas públicas pela dificuldade de acesso à cultura que esse público encontra. “Muitas crianças nunca tiverem a oportunidade de assistir a uma peça de teatro. E é justamente esse o intuito do projeto, além de levar informação, encantar diversos alunos que ainda não passaram por uma experiência teatral”.
Receber o reconhecimento em abraços ao final de cada apresentação é o que faz do trabalho especial, segundo a terceira componente do elenco, a atriz Marina Monteiro. Ela, que faz a personagem Cuidadosa, acredita que o projeto abre portas a novas formas de expressão artísticas. “As crianças já vieram agradecer pelo filme que havíamos acabado de mostrar. Para eles o teatro está tão distante, que passa a ser associado às poucas referências que possuem”, completa.
O grupo calcula que cerca de 25 mil alunos de aproximadamente 70 escolas do estado já foram contemplados pelo projeto em mais de 150 apresentações e oficinas feitas nas três turnês anteriores (2008, 2010 e 2011). Depois de Capinzal, o espetáculo segue para as cidades catarinenses de Zortéa, Piratuba e Ipira. No Rio Grande do Sul, as apresentações serão em Machadinho, Maximiliano de Almeida e Barracão, completando a 4ª turnê.
Limpando, Cuidando e Perfumando a Natureza conta com o patrocínio da Maesa – Machadinho Energética S.A, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto faz parte da comemoração dos 10 anos da Usina Hidrelétrica Machadinho. Segundo o diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, “o patrocínio desta peça cultural além de somar aos investimentos que temos realizado na área de educação ambiental é mais uma oportunidade de levar à comunidade escolar uma opção de lazer e cultura”.